Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6546
Título: “Quem conta um conto aumenta um ponto”: uma proposta para o ensino interdisciplinar e intercultural em história e literatura no ensino médio
Autor(es): Lima, Maria Sabrina Moura
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
História
Literatura
Data do documento: 25-Fev-2022
Citação: LIMA, M. S. M. (2022)
Resumo: Intitulado “Quem conta um conto aumenta um ponto: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio”, o projeto de intervenção traz uma proposta didática para o ensino interdisciplinar em História e Literatura, disciplinas comuns ao currículo do ensino médio, visando realizar uma série de atividades voltadas para os alunos da primeira série do ensino médio, da E.E.M. Telina Matos Pires. O intuito é proporcionar ao aluno da primeira série do ensino médio uma experiência de designar-se como investigador, buscando em seu núcleo familiar narrativas relacionadas ao campo em que está inserido, ou seja, a cidade histórica de Aquiraz – Ce, e, posteriormente, transformar os resultados em textos literários, transportando-o ao papel de escritor. Esta experiência se beneficiará do fato da instituição estar inserida em um contexto que torna o campo de pesquisa privilegiado, visto que ela se localiza em uma cidade histórica, onde há uma boa parcela, inclusive alunos da escola, de descendentes de indígenas, pescadores e rendeiras. As atividades previstas envolvem palestras sobre a história da cidade, aspectos relacionados à escrita literária, exibição do filme “Narradores de Javé, entrevista realizada pelos próprios alunos com familiares, produção e apresentação de textos literários. O trabalho prioriza a inserção do aspecto da interculturalidade como meio de aprimorar os métodos tradicionais de ensino.
Descrição: LIMA, Maria Sabrina Moura. “Quem conta um conto aumenta um ponto”: uma proposta para o ensino interdisciplinar e intercultural em história e literatura no ensino médio. 2022, 16f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6546
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA SABRINA MOURA LIMA.pdf2022_outros_mlima.pdf172,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.