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dc.contributor.authorBianor, Paulo Maciel-
dc.date.accessioned2025-03-26T12:19:34Z-
dc.date.available2025-03-26T12:19:34Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationBIANOR, P. M. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6550-
dc.descriptionBIANOR, Paulo Maciel. Hegemonia Branca na Comunidade Científica: Uma Reflexão a Partir da Analise da Proporção Entre Cientistas Brancos, Negros, Masculinos e Femininos. 2022, 24f. Projeto de Pesquisa - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAo longo da nossa vida, seja ela pessoal e até mesmo escolar, nos foram apresentados uma diversidade de simbologias e representações que nem sempre nos representaram, a sociedade tem desenvolvido um padrão de grupos étnicos e de gênero que se sobressai. Isto é identificado em diversas esferas da sociedade, e não podia ser diferente na comunidade científica, onde se observa uma maioria de cientistas homens e brancos. Em consequência, a esfera educacional reproduziu e ainda reproduz essas simbologias e representações impostas pela sociedade moderna. Na maioria dos materiais didáticos não se identifica uma multiculturalidade no campo científico, normalmente, os cientistas sejam do sexo masculino ou feminino mais abordados são de origem europeia ou norte-americana e também em sua grande maioria, homens. O presente trabalho tem como objetivo principal compreender, através de intervenções pedagógicas, como ocorreu a hegemonia branca no campo da ciência e analisá-las de forma crítica. Serão desenvolvidas atividades pedagógicas que acontecerão de forma interdisciplinar com as disciplinas da Área de Ciências da Natureza nas turmas de 1a séries da Escola de Ensino Médio Frei Policarpo na cidade de Canindé-CE. Contudo, espera-se que os estudantes e as estudantes se reconheçam na diversidade multicultural da comunidade científica e possam vislumbrar e projetar, através das representações na comunidade científica, um futuro mais promissor, especialmente, no que se refere a entrada na universidade e as possibilidades de se tornarem cientistas renomados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectMulticulturalidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleHegemonia Branca na Comunidade Científica: Uma Reflexão a Partir da Analise da Proporção Entre Cientistas Brancos, Negros, Masculinos e Femininospt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projetos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

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