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dc.contributor.authorConsolo, Valeria Cristina Araújo-
dc.date.accessioned2025-03-26T13:06:20Z-
dc.date.available2025-03-26T13:06:20Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationCONSOLO, V. C. A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6557-
dc.descriptionCONSOLO, Valeria Cristina Araújo. Caminhos de Santo Antônio do Pitaguary: um projeto interdisciplinar e intercultural. 2022, 26f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA abordagem deste projeto de intervenção propõe diminuir o distanciamento intercultural entre a comunidade escolar e a reserva ambiental do Santo Antônio do Pitaguary. O projeto foi desenvolvido como parte da disciplina eletiva “Desastres Ambientais Globais”, durante o ano de 2021 com os alunos do 1o ano do ensino médio da escola EEMTI Professor Edmilson Pinheiro, localizada em Maracanaú. Objetivou-se realizar uma pesquisa sobre os “Caminhos De Santo Antônio Do Pitaguary: Um Projeto Interdisciplinar e Intercultural”, que buscou de forma interdisciplinar sensibilizar os alunos para o reconhecimento da importância ambiental, cultural e social da reserva ambiental indígena Santo Antônio do Pitaguary. Para tanto, é necessário debater em sala de aula intervenções humanas no ambiente que põem em risco áreas de preservação ambiental, refletir sobre a importância histórico-cultural para o município de Maracanaú da área de preservação Santo Antônio do Pitaguary e contribuir para a construção de uma identidade em relação à comunidade, levando a um sentimento de preservação ambiental e cultural. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa utilizando instrumentos teóricos e interpretativos ajudando a entender os significados que os indivíduos atribuem a um problema social. Diante disso, verifica-se que conhecer melhor a geolocalização, a biodiversidade e a cultura dos indígena de Santo Antônio do Pitaguary, mantendo os alunos informados e atualizados, entender o descaso da tragédia de Mariana para manter a barragem do Santo Antônio do Pitaguary segura e sensibilizados com os impactos ambientais de Mariana. O que impõe a constatação de que os conhecimentos construídos ao longo dos encontros reforcem nos alunos a capacidade de reconhecer possíveis desastres ambientais, assim como degradações na natureza. Que eles possam conhecer melhor os costumes do povo indígena local tornando a comunidade escolar e a indígena mais próximas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação socioambientalpt_BR
dc.subjectSanto Antônio do Pitaguarypt_BR
dc.titleCaminhos de Santo Antônio do Pitaguary: um projeto interdisciplinar e interculturalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

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