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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Consolo, Valeria Cristina Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T13:06:20Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T13:06:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
dc.identifier.citation | CONSOLO, V. C. A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6557 | - |
dc.description | CONSOLO, Valeria Cristina Araújo. Caminhos de Santo Antônio do Pitaguary: um projeto interdisciplinar e intercultural. 2022, 26f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A abordagem deste projeto de intervenção propõe diminuir o distanciamento intercultural entre a comunidade escolar e a reserva ambiental do Santo Antônio do Pitaguary. O projeto foi desenvolvido como parte da disciplina eletiva “Desastres Ambientais Globais”, durante o ano de 2021 com os alunos do 1o ano do ensino médio da escola EEMTI Professor Edmilson Pinheiro, localizada em Maracanaú. Objetivou-se realizar uma pesquisa sobre os “Caminhos De Santo Antônio Do Pitaguary: Um Projeto Interdisciplinar e Intercultural”, que buscou de forma interdisciplinar sensibilizar os alunos para o reconhecimento da importância ambiental, cultural e social da reserva ambiental indígena Santo Antônio do Pitaguary. Para tanto, é necessário debater em sala de aula intervenções humanas no ambiente que põem em risco áreas de preservação ambiental, refletir sobre a importância histórico-cultural para o município de Maracanaú da área de preservação Santo Antônio do Pitaguary e contribuir para a construção de uma identidade em relação à comunidade, levando a um sentimento de preservação ambiental e cultural. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa utilizando instrumentos teóricos e interpretativos ajudando a entender os significados que os indivíduos atribuem a um problema social. Diante disso, verifica-se que conhecer melhor a geolocalização, a biodiversidade e a cultura dos indígena de Santo Antônio do Pitaguary, mantendo os alunos informados e atualizados, entender o descaso da tragédia de Mariana para manter a barragem do Santo Antônio do Pitaguary segura e sensibilizados com os impactos ambientais de Mariana. O que impõe a constatação de que os conhecimentos construídos ao longo dos encontros reforcem nos alunos a capacidade de reconhecer possíveis desastres ambientais, assim como degradações na natureza. Que eles possam conhecer melhor os costumes do povo indígena local tornando a comunidade escolar e a indígena mais próximas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Educação socioambiental | pt_BR |
dc.subject | Santo Antônio do Pitaguary | pt_BR |
dc.title | Caminhos de Santo Antônio do Pitaguary: um projeto interdisciplinar e intercultural | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VALERIA CRIESTINA ARAUJO CONSOLO.pdf | 2022_outros_vconsolo.pdf | 290,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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