Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6557
Título: | Caminhos de Santo Antônio do Pitaguary: um projeto interdisciplinar e intercultural |
Autor(es): | Consolo, Valeria Cristina Araújo |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Educação socioambiental Santo Antônio do Pitaguary |
Data do documento: | 21-Fev-2022 |
Citação: | CONSOLO, V. C. A. (2022) |
Resumo: | A abordagem deste projeto de intervenção propõe diminuir o distanciamento intercultural entre a comunidade escolar e a reserva ambiental do Santo Antônio do Pitaguary. O projeto foi desenvolvido como parte da disciplina eletiva “Desastres Ambientais Globais”, durante o ano de 2021 com os alunos do 1o ano do ensino médio da escola EEMTI Professor Edmilson Pinheiro, localizada em Maracanaú. Objetivou-se realizar uma pesquisa sobre os “Caminhos De Santo Antônio Do Pitaguary: Um Projeto Interdisciplinar e Intercultural”, que buscou de forma interdisciplinar sensibilizar os alunos para o reconhecimento da importância ambiental, cultural e social da reserva ambiental indígena Santo Antônio do Pitaguary. Para tanto, é necessário debater em sala de aula intervenções humanas no ambiente que põem em risco áreas de preservação ambiental, refletir sobre a importância histórico-cultural para o município de Maracanaú da área de preservação Santo Antônio do Pitaguary e contribuir para a construção de uma identidade em relação à comunidade, levando a um sentimento de preservação ambiental e cultural. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa utilizando instrumentos teóricos e interpretativos ajudando a entender os significados que os indivíduos atribuem a um problema social. Diante disso, verifica-se que conhecer melhor a geolocalização, a biodiversidade e a cultura dos indígena de Santo Antônio do Pitaguary, mantendo os alunos informados e atualizados, entender o descaso da tragédia de Mariana para manter a barragem do Santo Antônio do Pitaguary segura e sensibilizados com os impactos ambientais de Mariana. O que impõe a constatação de que os conhecimentos construídos ao longo dos encontros reforcem nos alunos a capacidade de reconhecer possíveis desastres ambientais, assim como degradações na natureza. Que eles possam conhecer melhor os costumes do povo indígena local tornando a comunidade escolar e a indígena mais próximas. |
Descrição: | CONSOLO, Valeria Cristina Araújo. Caminhos de Santo Antônio do Pitaguary: um projeto interdisciplinar e intercultural. 2022, 26f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6557 |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALERIA CRIESTINA ARAUJO CONSOLO.pdf | 2022_outros_vconsolo.pdf | 290,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.