Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6558
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Wilame da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T13:12:56Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T13:12:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, W. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6558 | - |
dc.description | LIMA, Wilame da Silva. Relatório de intervenção: a mancala e suas potencialidades para o ensino da matemática numa escola de ensino fundamental II, no município de Acarape – CE. 2022, 43f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação brasileira durante anos esteve alicerçada numa perspectiva tida como verdadeira e absoluta, ou seja, uma educação pautada em valores europeus, no qual as outras formas de pensar e produzir conhecimentos eram negligenciados. Aliada a esse pensamento, a escola, ou melhor, os currículos educacionais serviram como base para esse ensinamento. A partir de movimentos sociais, bem como de marcos normativos, a citar a lei de número 10.639/03 e a 11.645/08, a educação brasileira foi se reformulando de modo a contemplar esses sujeitos historicamente subalternizados e discriminados. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a Mancala como uma ferramenta pedagógica no ensino da matemática, bem como promover a valorização da cultura africana e afro-brasileira através deste jogo de tabuleiro milenar. Vale mencionar que a Mancala é um jogo de tabuleiro africano e é derivado da palavra árabe nagaala, que significa "mover". O referido jogo simula os comportamentos de semeadura, germinação, desenvolvimento e colheita de sementes no solo. A metodologia deste trabalho está atrelada ao estudo bibliográfico e estudo de caso, com aplicação de questionário semiaberto contendo 12 questões, destas 07 (sete) subjetivas e 05 (cinco) objetivas, tendo como lócus de pesquisa a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo do vale, localizada no município de Acarape - CE. Por fim, após reflexões tecidas neste trabalho, aponta-se a relevância e contribuições da Mancala na formação humana, bem como no ensino da matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mancala | pt_BR |
dc.title | Relatório de intervenção: a mancala e suas potencialidades para o ensino da matemática numa escola de ensino fundamental II, no município de Acarape – CE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WILAME DA SILVA LIMA .pdf | 2022_outros_wlima.pdf | 870,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.