Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bathillon, Aldine Valente | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-16T17:16:41Z | - |
dc.date.available | 2018-05-16T17:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-23 | - |
dc.identifier.citation | BATHILLON, A. V. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/657 | - |
dc.description | BATHILLON, Aldine Valente. Estudantes guineenses: da educação secundária na Guiné-Bissau à educação superior na Unilab, Brasil. 2016. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia pretende identificar, discutir e analisar os impactos dos sistemas do ensino guineense, anteriores e atual, nos estudantes guineenses na Universidade da Integração da Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e de como esse sistema acabou influenciando o seu processo de aprendizagem dentro dessa universidade brasileira. Acrescenta-se a importância dos acordos de cooperação educacional estabelecidas entre o Brasil e Guiné-Bissau no âmbito da Cooperação Sul-Sul, nomeadamente o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e principalmente a UNILAB, como uma via de acesso ao ensino superior para os estudantes guineenses. Especifiquei a UNILAB não só por ser o meu foco de pesquisa, mas pelo contingente de estudantes guineenses que esta instituição acolhe e em especial como ela serve e está servindo na manutenção ideológica, cultural e política desses estudantes. Para além duma revisão bibliográfica, a análise das entrevistas foi um meio importante para a realização deste trabalho. Com as análises pretendi trazer à superfície as experiências desses estudantes no que se refere à educação básica na Guiné, de suas dificuldades no que se refere à língua, processo de aprendizagem e superações na UNILAB e na cidade onde se encontram resididos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estudantes africanos | pt_BR |
dc.subject | Ensino secundário - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários - São Francisco do Conde, BA | pt_BR |
dc.subject | Unilab - Estudantes | pt_BR |
dc.title | Estudantes guineenses: da educação secundária na Guiné-Bissau à educação superior na Unilab, Brasil | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_mono_abathillon.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.