Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6591
Título: Assistência de enfermagem em salas de vacina de um município do interior do Ceará
Autor(es): Soares, Ana Cecilia Cardozo
Data do documento: 26-Abr-2024
Citação: SOARES, A. C. C. (2024)
Resumo: Método: Tratou de uma pesquisa descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, que observou as atividades desempenhadas pelos vacinadores. O estudo transcorreu em uma cidade situada no Maciço de Baturité. A população foi formada por técnicos e auxiliares de enfermagem atuantes em salas de vacinas (SV). Logo, 12 salas de vacina com 14 técnicos e auxiliares de enfermagem compuseram o estudo. Para a coleta do material, os pesquisadores acompanharam a rotina de cada SV durante 8 horas não consecutivas, com uso de um questionário avaliativo. As análises descritivas e de associação foram realizadas no Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Resultados: A equipe de pesquisa presenciou 138 atendimentos distribuídos em dez UAPS, e um Centro de Atenção Integrada à Saúde, totalizando a observação em onze SV’s. A maioria das SV’s estavam inseridas em zonas rurais (81,81%). Os profissionais mostraram-se seguros quanto à assistência prestada, apresentando poucas dúvidas sobre sua atuação, mesmo relatando baixo índice de participação em capacitações periódicas. A higienização das mãos adequadas foi um ponto crítico observado na assistência. Outrossim, aspectos relacionados ao registro das doses administradas, bem como as orientações prestadas aos cuidadores, também registraram inadequações. Apesar de não ser predominante, houve aplicações em topografia equivocada. O déficit em capacitações para os profissionais é um aspecto que desperta preocupação, pois influencia na qualidade da assistência prestada. Ademais, características de má higiene das mãos podem comprometer a biossegurança do procedimento. Conclusão: Portanto, esta pesquisa estimula novas perspectivas para estudos futuros sobre vacinação, como intervenções educativas teórico-práticas com pré e pós-avaliações de atividades educativas para profissionais de saúde que atuam em salas de vacina, avaliando a retenção do conhecimento ao longo do tempo.
Descrição: SOARES, Ana Cecilia Cardozo. Assistência de enfermagem em salas de vacina de um município do interior do Ceará. 2024. 43f. Monografia - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6591
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CECILIA CARDOZO SOARES.pdf2024_mono_anasoares.pdf511,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.