Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6649
Título: | A filosofia da ancestralidade enquanto fundamentos filosóficos para uma pedagogia das juventudes |
Autor(es): | Lira, Wilquellina Ponciano de |
Palavras-chave: | Juventudes Filosofia de ancestralidade Pedagogia das juventudes Educação |
Data do documento: | 8-Ago-2022 |
Citação: | LIRA, W. P. (2022) |
Resumo: | Este projeto se propõe a uma reflexão acerca do diálogo sobre Educação e Filosofia da Ancestralidade, sendo esta fundamental enquanto categoria analítica que contribui para a produção de sentidos e para a experiência ética dos sujeitos sociais, buscando fundamentos possíveis para uma Pedagogia das Juventudes, tendo como objeto desta pesquisa as minhas experiências e vivências enquanto jovem, branca, nordestina, estudante de um curso de licenciatura em Pedagogia com viés de ensino afrocentrado, e a análise de um grupo focal de jovens estudantes da UNILAB-CE como corpus cientifico desse diálogo. Objetivamos, por meio desta análise e autoanálise, colocar em questão os sentidos e as intenções pedagógicas em relação à juventude, e como esta tematiza e encontra respostas a desafios e urgências que a própria etapa da vida nomeada por juventude nos apresenta. Para tanto, abriremos de maneira breve uma debate sobre as concepções correntes sobre essa etapa transitória entre a infância e a vida adulta se fará imperativo, nesta pesquisa. Intentamos ainda estabelecer um vínculo entre as dimensões autobiográficas e artísticas nas diferentes manifestações das práticas acadêmicas minhas e dos demais estudantes da UNILAB-CE. Buscando fundamentação nos estudos de Oliveira (2006; 2007; 2012), Dayrell (2014; 2016), dentre outros, partimos da perspectiva de que as manifestações expressadas por estudantes, muitas vezes dotadas de conteúdos estéticos e artísticos (na arte os jovens encontram possibilidade de manifestar seu sentido de ser, suas perspectivas de mundo e seus sentimentos), sejam criações emergentes, latentes e urgentes de uma juventude autônoma e criativa - como é a que compõe o recorte desta pesquisa, e que me inclui enquanto ser social -, apresentando suas próprias urgências, seus questionamentos individuais e coletivos, bem como expressando posições subjetivas e trazendo um agente histórico-social específico potencializado por uma educação emancipadora. |
Descrição: | LIRA, Wilquellina Ponciano de. A filosofia da ancestralidade enquanto fundamentos filosóficos para uma pedagogia das juventudes. 2022, 35f. Projeto de Pesquisa - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6649 |
Aparece nas coleções: | Projeto - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WILQUELLINA PONCIANO DE LIRA.pdf | 2022_art_wlira.pdf | 298,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.