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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mendes, Arete | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T14:40:17Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22T14:40:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, A. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6658 | - |
dc.description | MENDES, Arete. O processo educativo no contexto dos Mandjacos de Calequisse em Guiné-Bissau. 2019. 63f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo pesquisar o processo educativo no contexto dos man- djacos de Calequisse, a forma como organizam e sistematizam a transmissão do conhecimento e do saber aos individuos. Para atingir o objetivo da pesquisa, apoiamos nos teóricos que dis- cutem as práticas educativas, nesse contexto. Também foram entrevistadas cinco pessoas do gênero masculino oriundos do setor que passaram por esse processo. A pesquisa revela que, o grupo reconhece a educação como prática sociocultural, que por meio dela as pessoas com- partilham as vivenciam e experiências do dia a dia. Ainda, consideram a educação como ato de viver para viver, que resulta o modo de ser e de estar de cada grupo, revelando a importân- cia das pessoas em aprender uns com os outros. Os ensinamentos repassados englobam dife- rentes fontes de conhecimento, possibilitando os indivíduos os conhecimentos ligados a ques- tão moral, valores, culturais, preservação das identidades coletivas e individuais, a religiosi- dade, espiritualidade, ancestralidade, politica, arte, mito, rito, lenda, conhecimento sobre as ervas e plantas medicinais e tudo que envolve a cultural do grupo. Foi compreendido que, na concepção dos mandjacos a pessoa educada é aquela que respeita as regras estabelecidas soci- almente e culturalmente na comunidade, a que respeita e obedece aos mais velhos. O grupo desconhece a figura do professor/a, por acreditarem que, qualquer indivíduo e parente pode desenvolver essa atividade, quer dizer a educação da criança é uma ação compartilhada que não é apenas tarefa dos pais. O modo de ensinar nesse contexto não determina o espaço, o tempo, sem compartimentação de disciplinas e nem dias para acontecer, se refere um processo continua que ocorre de uma forma sistematizada por faixa etária, classe social, orientação sexual etc. Acreditamos que, essa pesquisa traz reflexões de pensar e valorizam outras áreas de conhecimento que também destacam a importância na formação dos indivíduos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Mandjaco | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Educativo | pt_BR |
dc.title | O processo educativo no contexto dos Mandjacos de Calequisse em Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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