Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Rita de Cássia Lima do | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T17:44:14Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22T17:44:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-07 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, R. C. L. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6664 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Rita de Cássia Lima do. Por uma escola inovadora: um estudo sobre a evasão escolar no ensino médio na cidade de Redenção-CE. 2016. 33f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como temática a Evasão Escolar no Ensino Médio na Cidade de Redenção, tendo como pretensão oportunizar o entendimento e a compreensão desse fenômeno, analisando os determinantes que os causam e refletindo sobre o trabalho educativo, tomando-se como referência as ideias de autores que se dedicam a fundamentar uma tendência de pensamento pedagógico diferenciada. Assim, por meio desses, serão apresentadas algumas escolas com projetos e metodologias inovadoras, entre elas serão abordadas a Escola da Ponte de Portugal; Projeto Ancora, de Cotia-SP; Escola Livre Inkiri, Itacaré-BA; e Escola Waldorf, Fortaleza-CE. Sabe-se que a evasão aparece nos dias atuais como uns dos problemas mais discutidos e estudados de nosso sistema educacional, assim, a mesma tem sido analisada a partir de diferentes abordagens, entre elas; explicações a partir de fatores externos a escola e a partir de fatores internos. Nesse sentido são apontados como fatores externos o trabalho, as desigualdades sociais a criança e a família, e dentre os fatores intra-escolares está a própria escola, a linguagem e o professor. Contudo, na maioria das vezes o que ocorre de fato é a busca por um responsável por tal acontecimento, um jogo onde o culpado é o aluno, o professor, a família, uma determinada classe social, todo o sistema econômico e político, ou até a própria instituição de ensino. Desse modo, surge a necessidade de analisar e compreender a evasão escolar de forma mais ampla, considerando-a como peça resultante de muitas variáveis. Assim, a pesquisa se pautará em analises bibliográficas sobre o respectivo tema, alguns autores como; Paulo Freire, Rubem Alves, José Pacheco entre outros, são de suma importância para o desenvolvimento desse trabalho, além de pesquisa de campo e análises de documentos áudio visuais, que proporcionará uma maior e melhor compreensão sobre a realidade de algumas escolas brasileiras, e na identificação dos motivos que causam a evasão escolar. Contudo, neste trabalho estamos concentrados nas análises das soluções inerentes à escola, tendo a consciência que não será possível uma resolução de todas as dificuldades que assolam o meio educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Projetos Inovadores em Educação | pt_BR |
dc.title | Por uma escola inovadora: um estudo sobre a evasão escolar no ensino médio na cidade de Redenção-CE | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RITA DE CÁSSIA LIMA DO NASCIMENTO.pdf | 2016_proj_ritanascimento.pdf | 636,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.