Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/667
Título: Assistência pré-natal: atendimento e acolhimento das gestantes em Santo Antônio de Jesus
Autor(es): Bispo, Luana Emília Oliveira
Palavras-chave: Pré-natal
Maternidade
Gestantes
Data do documento: 30-Abr-2018
Citação: BISPO, L. E. O. (2018)
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma reflexão acerca do atendimento e acolhimento das gestantes nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Santo Antônio de Jesus, bem como analisar a percepção das gestantes acerca de seus direitos, compreendendo os aspectos negativos e positivos desta experiência. Este estudo foi motivado através de observações de como os serviços de saúde são prestados às Mulheres/Gestantes de Santo Antônio de Jesus, já que nesse período, a mulher se depara com novas empreitadas e muitos desafios em cuidar de si e do bebê, necessitando de apoio de profissionais capacitados para lhe auxiliarem e orientarem no sentido de minimizar suas dúvidas, medos e angustias que perpassam neste período. Tais aspectos também foram experenciados por mim durante meu período Gravídico. No tocante à metodologia, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas junto às Mulheres/Gestantes a fim de refletir sobre o tema, analisando o período do pré-natal e as circunstâncias onde estão inseridas. Os resultados constituíram em quatros categorias para discussão, o 1) Perfil socioeconômico, 2) Ensaios da maternidade, 3) Dilemas e Desafios do atendimento e acolhimento no pré-natal e 4) O olhar das gestantes em relação aos direitos. Por fim, diante dos grandes avanços proporcionados pela legislação no que diz respeito à rede de assistência humanizada para mulheres, que prever ações desde o pré-natal ao nascimento, atenção integral materno/infantil e sistema logístico, notamos que a realidade dos serviços de saúde do Município Santo Antônio de Jesus não se enquadram e não oferecem ações humanizadas para gestantes.
Descrição: BISPO, Luana Emília Oliveira. Assistência pré-natal: atendimento e acolhimento das gestantes em Santo Antônio de Jesus. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/667
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_lbispo.pdf805,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.