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dc.contributor.authorSanca, Marciano-
dc.date.accessioned2025-04-22T18:50:21Z-
dc.date.available2025-04-22T18:50:21Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationSANCA, M. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6673-
dc.descriptionSANCA, Marciano. Globalização e identidade cultural guineense: uma análise interdisciplinar sobre as trajetórias estudantis. 2019. 31f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA identidade cultural é a forma como somos, nos comportamos, comunicamos, ou ainda, o nosso modo de viver. Esse fenômeno pode ser influenciado por vários fatores, principalmente o da globalização, considerado um campo intenso de conflitos e de hegemonia que busca unificar e padronizar a vida na sociedade. No contexto universo, essas mudanças podem ocorrer de maneira mais rápida e intensa, devido ao processo de integração dos indivíduos associados ao processo de (re)construção de saberes. Na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira existem alunos de diferentes países (Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) que dividem o mesmo espaço. Essa convivência pode resultar em transições que são típicas da globalização, o que poderá forçar a fragmentação das culturas dos países da origem desses estudantes. No contexto específico dos estudantes guineenses na Unilab, apesar de muitos estudos realizados na mesma instituição terem reconhecidos essas mudanças, nenhum buscou abordar o fenômeno. Diante disso, o objetivo do presente trabalho consiste em analisar a influência da globalização na identidade cultural dos estudantes guineenses da universidade federal de integração internacional da lusofonia afro-brasileira (UNILAB). A pesquisa será de natureza quanti- qualitativa e interdisciplinar com método etnográfico, que será realizada em duas fases: a primeira fase – trata-se de levantamento de dados macros, os quais fornece um quadro atual da presença acadêmica dos estudantes guineenses na Unilab. A segunda fase será entrevista semiestruturada e grupo focal, cujo objetivo é identificar e analisar a influência da globalização na identidade cultural desses estudantes. A pesquisa será realizada na Unilab/Ceará e tem como público-alvo estudantes guineenses do segundo e terceiro semestre do Curso de Graduação em ciências humanas. Este estudo contribuirá para a produção do conhecimento científico nas áreas humanas, especialmente bacharelado em humanidades (BHU) e na antropologia, uma vez que são as ciências ou áreas que buscam compreender os aspectos culturais dos indivíduos na sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidade Culturalpt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes Guineenses na UNILABpt_BR
dc.titleGlobalização e identidade cultural guineense: uma análise interdisciplinar sobre as trajetórias estudantispt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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