Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/668
Título: Regulação emocional entre trabalhadores na Estratégia de Saúde da Família
Autor(es): Bonfim, Monique Helem dos Santos
Palavras-chave: Afeto (Psicologia)
Autogerenciamento (Psicologia)
Estratégia de Saúde da Família
Saúde mental - Santo Antônio de Jesus, BA - Relações profissionais
Data do documento: 30-Abr-2018
Citação: BONFIM, M. H. S. (2018)
Resumo: A regulação emocional no ambiente de trabalho é considerada um importante atributo para se obter sucesso no desempenho de atividades demandadas e manter o emprego. Portanto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar as regras de expressão emocional requeridas no exercício profissional, bem como os tipos de estratégias de autogerenciamento de estados afetivos utilizados por trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família, sendo todos do sexo feminino, na faixa etária de 29 a 45 anos. Os participantes responderam entrevista semiestruturada, que solicitava a narração de situações vivenciadas no ambiente de trabalho, e após as narrativas foram utilizadas perguntas complementares. Por meio da fala dos entrevistados, foi possível identificar os tipos de emoções vivenciadas no ambiente de trabalho, ou seja, alegria, tristeza, raiva e medo, bem como dois tipos de regras de expressão emocional: Disfarçada e Integrativa. Para as estratégias de regulação emocional, a mais utilizada foi a ação automática. Sendo possível observar também, a utilização das estratégias de ação superficial e ação profunda. Desta forma, acredita-se que o desenvolvimento de estudos nessa perspectiva podem fomentar discussões acerca das vivências emocionais durante o exercício profissional de trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família.
Descrição: BONFIM, Monique Helem dos Santos. Regulação emocional entre trabalhadores na Estratégia de Saúde da Família. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/668
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_mbonfim.pdf526,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.