Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Marcela Chaves-
dc.date.accessioned2025-04-25T14:05:22Z-
dc.date.available2025-04-25T14:05:22Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.identifier.citationREBEIRO, M. C. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6697-
dc.descriptionRIBEIRO, Marcela Chaves. Educação, escola e formação de Professores Pitaguary na escola It-a Ara. 2020. 43f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo, realizar uma pesquisa sobre a educação escolar indígena e as formações dos professores da escola indígena Ita Ara que se localiza na comunidade indígena dos Pitaguary, tendo em vista que a educação escolar indígena foi fruto de muitos anos de luta e resistência, e que em seu currículo deve esta inserido as especificidades de sua comunidade. E tem o direito de ter sua educação escolar de acordo com suas necessidades, legitimado pela constituição que afirma que os povos indígenas do Brasil têm o direito de permanecer índio preservando sua identidade cultural e suas tradições. Entretanto se faz necessário destacar que a educação indígena ainda tem pouco espaço nos discursos educacionais apesar dos povos indígenas ter conseguido aprovar em 1998 junto ao Ministério da Educação - MEC o Referencial Curricular Nacional (1998) para as Escolas Indígenas, deste modo o documento vem oferecer orientações didáticas, pedagógicas, acerca de como deve se promover o ensino dentro de uma escola indígena. Nesse sentido, esse referencial representa um avanço para a construção de uma escola diferenciada. Que somente será bem desenvolvida se seus professores tiverem uma formação de qualidade para atender as demandas da escola. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi do tipo qualitativo, com entrevistas informais e observações na escola e pesquisas bibliográficas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectPytaguarypt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleEducação, escola e formação de Professores Pitaguary na escola It-a Arapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELA CHAVES RIBEIRO.pdf2020_mono_marcelaribeiro.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.