Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/673
Título: A complexidade da população em situação de rua: contribuição do Serviço Social no consultório na rua
Autor(es): Santos, Tatiane Nascimento
Palavras-chave: Consultório na rua
População em situação de rua
Serviço Social
Data do documento: 9-Mai-2018
Citação: SANTOS, T. N. (2018)
Resumo: O presente trabalho visou analisar as contribuições do assistente social diante das vulnerabilidades da população em situação de rua para o acesso a saúde por meio da política do Consultório na Rua. Este serviço foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica em 2011, que visa ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde através de equipes móveis de saúde que prestam atenção integral na rua, considerando suas singularidades e atividades junto aos usuários de álcool, crack e outras drogas. Para o andamento deste trabalho, utilizaram-se procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica, com ênfase qualitativa e descritiva. A análise da pesquisa apontou que as atividades profissionais do assistente social estão embasadas no projeto ético-político profissional do Serviço Social, o qual compreende complexidade da população em situação de rua dentro do contexto histórico, social e cultural. Contudo, existam alguns entraves para implementar os princípios do projeto que são evidenciados pela falta de conscientização da população em geral para os direitos da população em situação de rua, pela fragilidade do serviço que passa por iniciativas recentes que demandam mais investigação e capacitação contínua aos profissionais.
Descrição: SANTOS, Tatiane Nascimento. A complexidade da população em situação de rua: contribuição do Serviço Social no consultório na rua. 2018. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/673
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_tsantos.pdf2018_arti_tsantos.pdf139,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.