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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6736
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Maria Rozileia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T18:11:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T18:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, M. R. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6736 | - |
dc.description | BEZERRA, Maria Rozileia da Silva. As práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção - CE a partir da coleção ? Descobrir e aprender: Educação Infantil. 2017. 52f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem por objetivo analisar as práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção – CE, a partir da coleção “DESCOBRIR E APRENDER: Educação Infantil”. Apresenta os resultados da análise da Coleção, material didático utilizado nos centros de educação infantil de Redenção, adotada desde 2009. Divide-se em dois volumes, “Linguagem e Matemática”, “Natureza e Sociedade”, para uso no Infantil III, IV e V. Em nossa abordagem priorizamos o eixo da linguagem oral e escrita, enfocando os conteúdos voltados para o Infantil V (cinco anos), a prática pedagógica da educação infantil, descrevendo a rotina de aula, analisamos a proposta e a prática, discorremos sobre a importância da “escrita e oralidade”; a inserção do material apostilado na educação infantil e suas implicações sobre a alfabetização precoce, destacando o processo de mercantilização da educação infantil, o que coloca em questão a necessidade da adoção de livro didático nesta faixa etária da educação, e em que pressupostos se ancoram seu uso. Analisamos, ainda, seus aspectos materiais, seu conteúdo e as práticas pedagógicas desenvolvidas no eixo “escrita e oralidade” questionamos se, realmente, a criança é protagonista da aprendizagem e como as práticas de alfabetização e letramento na educação infantil, com a adoção do livro sobrepõe-se à rotina defendida a partir de experiências contextualizadas para atividades separadas por disciplinas e/ou áreas de conhecimento. Concluímos sobre a real funcionalidade do material apostilado, seu sucesso ou insucesso na educação infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | As práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção - CE a partir da coleção ? Descobrir e aprender: Educação Infantil. | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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