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dc.contributor.authorBezerra, Maria Rozileia da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-30T18:11:13Z-
dc.date.available2025-04-30T18:11:13Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.identifier.citationBEZERRA, M. R. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6736-
dc.descriptionBEZERRA, Maria Rozileia da Silva. As práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção - CE a partir da coleção ? Descobrir e aprender: Educação Infantil. 2017. 52f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem por objetivo analisar as práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção – CE, a partir da coleção “DESCOBRIR E APRENDER: Educação Infantil”. Apresenta os resultados da análise da Coleção, material didático utilizado nos centros de educação infantil de Redenção, adotada desde 2009. Divide-se em dois volumes, “Linguagem e Matemática”, “Natureza e Sociedade”, para uso no Infantil III, IV e V. Em nossa abordagem priorizamos o eixo da linguagem oral e escrita, enfocando os conteúdos voltados para o Infantil V (cinco anos), a prática pedagógica da educação infantil, descrevendo a rotina de aula, analisamos a proposta e a prática, discorremos sobre a importância da “escrita e oralidade”; a inserção do material apostilado na educação infantil e suas implicações sobre a alfabetização precoce, destacando o processo de mercantilização da educação infantil, o que coloca em questão a necessidade da adoção de livro didático nesta faixa etária da educação, e em que pressupostos se ancoram seu uso. Analisamos, ainda, seus aspectos materiais, seu conteúdo e as práticas pedagógicas desenvolvidas no eixo “escrita e oralidade” questionamos se, realmente, a criança é protagonista da aprendizagem e como as práticas de alfabetização e letramento na educação infantil, com a adoção do livro sobrepõe-se à rotina defendida a partir de experiências contextualizadas para atividades separadas por disciplinas e/ou áreas de conhecimento. Concluímos sobre a real funcionalidade do material apostilado, seu sucesso ou insucesso na educação infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAs práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção - CE a partir da coleção ? Descobrir e aprender: Educação Infantil.pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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