Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaetano, Samora-
dc.date.accessioned2025-05-06T13:52:19Z-
dc.date.available2025-05-06T13:52:19Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationCAETANO, S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6746-
dc.descriptionCAETANO, Samora. Etnomatemática: novos desafios para uma prática refletiva na formação de pedagogos da Unilab. 2020. 20f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado de pesquisa da conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), no qual foi discutido novos desafios para a formação inicial dos pedagogos da instituição mencionada com ênfase no componente curricular ensino de etnomatemática nos países da integração. Com base nessa assertiva, o trabalho impulsiona a refletir sobre a importância do componente curricular “ensino da etnomatemática nos países da integração” e sua prática na formação inicial dos pedagogos da UNILAB, tendo como autores base Asante (2009) e Mazama (2009) para afrocentricidade, D’Ambrósio (2001), Gerdes (2007) e Santos (2014) para discutir etnomatemática. A pesquisa utilizada é do tipo qualitativa, fizemos a coleta de dados na unilab a partir de entrevistas com quatorze alunos concludentes do curso de Pedagogia que fez o componente entre 2017-2018. Os resultados apontam para a necessidade da quebra da hegemonia na educação matemática do currículo brasileiro, na perspectiva de trabalhar na formação de professores/pedagogos conhecimentos que valorize o saber-fazer cultural. Esperamos como esse estudo contribuir nas ou para discussões do curso da pedagogia da Unilab com ênfase no campo da etnomatemática, bem como uma contribuição para os curso de pedagogia em outras universidades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectUnilabpt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleEtnomatemática: novos desafios para uma prática refletiva na formação de pedagogos da Unilabpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samora Caetano.pdf2020_art_samoracaetano.pdf265,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.