Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/677
Título: Atividade física na terceira idade: um estudo de caso do projeto Universidade Aberta a Terceira Idade (Uati) na cidade de Feira de Santana/BA
Autor(es): Silva Neto, Miguel Ferreira da
Palavras-chave: Envelhecimento
Atividade física - Benefícios e saúde
Data do documento: 19-Mai-2018
Citação: SILVA NETO, M. F. (2018)
Resumo: Os benefícios oriundos da atividade física para a população idosa são inúmeros. Além de ajudar a alcançar o bem-estar físico, contribuindo para a prevenção de lesões causadas pelo esforço, movimentos repetitivos ou posturas incorretas, a prática da atividade física contribui para o bem-estar mental, melhora da auto-estima e fortalecimento das relações sociais interpessoais. Segundo o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Atividade Física e Saúde no Idoso, o envelhecimento é um processo contínuo em que há um progressivo declínio dos processos biológicos em sua totalidade. Nessa perspectiva, a atividade física se torna fundamental para prevenção e combate de doenças como a hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas de coração e pulmões e fortalecimento do sistema muscular. Buscando proporcionar um envelhecimento mais saudável a população idosa, em 1992 foi criada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), como o objetivo estimular a promoção da saúde por meio das a prática de esportes, com ações interativas e qualificadas, que privilegiem o indivíduo no seu processo de envelhecer com dignidade e saúde.O objetivo do presente estudo foi analisar a perspectiva dos idosos regularmente matriculados na UATI quanto aos benefícios e motivações pessoais para praticar as atividades físicas oferecidas pelo projeto e os impactos destas na vida pessoal de cada um. Foram realizadas entrevistas com 20 idosos participantes matriculados na UATI. Como resultado do estudo foi possível analisar a percepção dos alunos da UATI acerca dos serviços oferecidos pela mesma, bem como fica notável os interesses e motivações dos alunos em frequentarem as oficinas e buscarem hábitos mais saudáveis para uma vida mais ativa e dinâmica.
Descrição: SILVA NETO, Miguel Ferreira da. Atividade física na terceira idade: um estudo de caso do projeto Universidade Aberta a Terceira Idade (Uati) na cidade de Feira de Santana/BA. 2018. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/677
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_msilvaneto.pdf2018_arti_msilvaneto.pdf187,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.