Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6789
Título: Saúde mental na atenção básica na efetivação das propostas da reforma psiquiátrica: revisão integrativa
Autor(es): Andrade, Iracilda Silva
Palavras-chave: Saúde Mental
Atenção Básica
Reforma Psiquiátrica
Data do documento: 10-Jan-2020
Citação: ANDRADE, I. S. (2020)
Resumo: Com o objetivo de compreender quais os atuais desafios e possibilidades na efetivação das propostas da Reforma Psiquiátrica na Atenção Básica realizando uma pesquisa na literatura, buscaremos compreender a relação entre Saúde Mental e Atenção Básica e discutir a necessidade de a Atenção Básica realizar sua atuação embasada nos princípios da reforma. Trata-se de estudo de Revisão Integrativa, restringindo-se à estudos teórico-metodológicos, quantitativos ou qualitativos, sobre os desafios e possibilidades na efetivação das propostas da Reforma Psiquiátrica na Atenção Básica. Entre as dificuldades encontramos como resultados falta de conhecimento acerca do campo de saúde mental entre os profissionais, predominância da visão biomédica e medicalizante, falta de diálogo entre a Atenção Básica e atenção especializada e o atendimento ao usuário de álcool e outras drogas. Entre as possibilidades a educação permanente, atuação interdisciplinar, trabalho intersetorial, matriciamento, clínica ampliada, Projeto Terapêutico Singular, atuação dos Agentes Comunitários em Saúde, acolhimento e Rede de Atenção Psicossocial. Perante os resultados encontrados, conclui-se que a Reforma Psiquiátrica não deve ser vista somente enquanto um acontecimento histórico que no momento ofereceu uma nova visão ao cuidado em saúde mental, mas uma luta continua de cada profissional, usuário e familiar, não sendo permitido retrocessos, mas um trabalho contínuo de construções e desconstruções objetivando em comum o bem-estar do sujeito.
Descrição: ANDRADE, Iracilda Silva. Saúde mental na atenção básica na efetivação das propostas da reforma psiquiátrica: revisão integrativa. 2020. 20f. TCC - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6789
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRACILDA SILVA ANDRADE .pdf2020_art_iandrade.pdf259,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.