Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/679
Título: A satisfação do paciente idoso no Serviço de Acolhimento em Unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município da Bahia a partir das atividades prestadas pelo Serviço Social
Autor(es): Negreiros, Daoana Sales da Cruz
Palavras-chave: Serviço de Acolhimento em Unidades Estratégia de Saúde da Família
Satisfação do paciente idoso
Serviço Social
Data do documento: 19-Mai-2018
Citação: NEGREIROS, D. S. C. (2018)
Resumo: O sistema de saúde e as necessidades de atendimento específicas para a população senil não são simples de serem resolvidos. O aumento do número de profissionais para atendimento e acolhimento da população da melhor idade pode solucionar parte destes problemas. Um dos profissionais que se destaca no acolhimento do paciente idoso em unidades de saúde é o Assistente Social. Entretanto, o acolhimento ainda não possui uma discussão consistente no âmbito do Serviço Social. Desta forma, o objetivo do presente estudo é avaliar a satisfação do paciente idoso no acolhimento nas ESF de Campinas e São Bento, presentes no município de São Francisco do Conde – Bahia, a partir do serviço prestado pelo Serviço Social. O estudo é descritivo, observacional, secional e ocorreu durante os meses de janeiro de 2018 a março de 2018 que retrata uma pesquisa de opinião de pacientes idosos atendidos nas unidades de saúde ESF do município de São Francisco do Conde – Bahia. Utilizou-se como o instrumento de pesquisa a entrevista com os pacientes, permitindo avaliar a opinião dos entrevistados sobre o atendimento recebido. Os dados obtidos foram tabulados, plotados e analisados como auxílio do software Microsoft Office Excel 2013®. Todos os procedimentos aqui adotados seguiram os preceitos éticos mantendo o sigilo e preservando a identidade dos participantes. A maior frequência de entrevistados foi de mulheres, como ocorre em diversos estudos na área de saúde. Grande parte dos entrevistados eram negros, característica de cidades baianas, influenciadas pela colonização e o modelo de economia da Bahia. Outro fato relevante é que a população não conhece a função do Assistente Social, como foi verificado, mesmo assim, os serviços prestados foram considerados satisfatórios. Então, conclui-se que a utilização de pesquisas de opinião pode melhorar essa visão quanto a esses profissionais, além de fornecer informações importantes para os gestores do sistema de saúde, melhorando o atendimento das ESF.
Descrição: NEGREIROS, Daoana Sales da Cruz. A satisfação do paciente idoso no Serviço de Acolhimento em Unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município da Bahia a partir das atividades prestadas pelo Serviço Social. 2018. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/679
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_dnegreiros.pdf2018_arti_dnegreiros.pdf202,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.