Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6793
Título: Levantamento do índice de arbovroses no Brasil: e os danos causados pelo aedes aegypti
Autor(es): Queiros, João Paulo Bezerra
Palavras-chave: Arboviroses
Meio ambiente
População
Saúde
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: QUEIROS, J. P. B. (2019)
Resumo: As arboviroses consistiram em um número crescente de problemas que acarretam a saúde pública no planeta especialmente pela potencialidade de disseminação, pela competência de adaptação a novos lugares e hospedeiros. O Brasil tem enfrentado várias epidemias de dengue, que comumente se concentram em períodos chuvosos, contudo nos últimos anos tem crescido o prolongamento das notificações dessa epidemia. Este trabalho teve como objetivo analisar através de revisão de literatura os índices de infestações de arboviroses dengue, zika e chikungunya no Brasil, como também a prevalência da infestação do vetor do mosquito A. aegypti que tem crescido largamente em questão de saúde pública. Sendo de relevância realizar ações que possam mobilizar entidades que contribua diretamente com plano de prevenções e controle das arboviroses no País. O estudo da pesquisa foi de revisão bibliográfica sistemática de caráter descritiva exploratória dando ênfase a artigos e periódicos por meio de banco de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Categoricamente estudos à respeito da desenvoltura dessesvírus que ainda precisam ser investigados criteriosamente, pois, propicia poder de mutações entre cada viremia que intensifica as epidemias, e dificulta o tratamento em razão da paridade sintomatológica. O número de trabalhos científicos alcançados pode ser comentado, em parte, pela realidade das arboviroses constituírem doenças negligenciadas encontrar-se agrupadas em regiões subdesenvolvidas do planeta. Tudo isso, acode ressaltar, que por serem uma entidade recente, vários estudos continuam em analises. Conclui-se, que é necessário de um maior desdobramento das equipes primárias de saúde onde, os principais corroboladores, são os profissionais de saúde onde necessitam de uma qualificação técnica e operativa para desenvolver o papel de educador da população e aos pacientes e familiares. A população também possui suas contribuições diretas, pois, a prevenção e o controle da doença e detecção precoce do mosquito vetor é responsabilidade de cada indivíduo. O meio ambiente é também ponto de partida para que ocorra uma saúde de qualidade, é necessário saber que um meio ambiente cuidado é a certeza de termos uma saúde de melhor qualidade.
Descrição: QUEIROS, João Paulo Bezerra. Levantamento do índice de arbovroses no Brasil: e os danos causados pelo aedes aegypti. 2019. 17f. TCC - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6793
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO PAULO BEZERRA QUEIROS .pdf2019_art_jqueiros.pdf775,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.