Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6805
Título: A importância da família no tratamento dos pacientes com transtorno mental: expectativas e realidade
Autor(es): Lima, Maria Zildênia
Palavras-chave: Saúde mental
Família
Atenção em Saúde
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: LIMA, M. Z. (2019)
Resumo: Busca refletir sobre a inclusão da família no cuidado psicossocial, novo modelo proposto na área de saúde mental a partir da Reforma Psiquiátrica, que reinsere a pessoa em sofrimento psíquico no seu meio familiar e social. A pesquisa é bibliográfica onde foi analisado as questões norteadoras a partir das teorias já produzidas. Como resultado ficou evidenciado que a família reconhece seu papel no cuidado, mas que também necessita de suporte para lidar com situações de desgaste físico, emocional, mental e psicológico, devendo encontrar junto aos serviços substitutivos em saúde mental, em especial na atenção básica a partir do matriciamento, o acolhimento de suas necessidades e apoio para sua reestruturação. Considera-se que o processo de desinstitucionalização da pessoa com transtorno mental e a volta ao meio familiar e social ainda é um desafio tanto para a família quanto para o profissionais de saúde envolvidos na efetivação dos pressupostos da reforma psiquiátrica.
Descrição: LIMA, Maria Zildênia. A importância da família no tratamento dos pacientes com transtorno mental: expectativas e realidade. 2019. 13f. TCC - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6805
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ZILDÊNIA LIMA .pdf2019_art_mlima.pdf378,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.