Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Joiciane Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T13:33:10Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16T13:33:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, J. O. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6819 | - |
dc.description | SANTOS, Joiciane Oliveira dos. A importância da literatura afro-brasileira na formação de identidade dos alunos no 2º ano do Ensino Médio. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa busca analisar métodos que tragam para sala de aula a inclusão de representações negras que possam contribuir em diversos campos da educação despertando o interesse dos jovens pelos estudos, buscando também através da literatura afro-brasileira, um estímulo positivo de aprendizagem onde se tenham fortes contribuições em relação as representações no cotidiano das aulas de língua portuguesa e na vida social. Além de abordar temas sobre a beleza do negro e da sua história, fazendo com que os estudantes sejam apresentados a sua verdadeira história com as características positiva que despertem a autoestima que por muito tempo se manteve desvalorizado mediante ao racismo estrutural. O trabalho parte das experiências e vivências dos educandos em sala de aula, e sua compreensão de mundo. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica reunindo referencial teórico como os livros, (“Pequeno manual antirracista” da autora Djamila Ribeiro; “Como ser um educador antirracista” da Barbara Carine; “Literatura negro brasileira” de Cuti, “Personagens negras na literatura infantil: O que dizem crianças e professoras” da Débora Oyayomi Araujo, além de artigos e documentários que enriqueceu o presente estudos trazendo posicionamentos e debates que agregaram à pesquisa sobre “A importância da literatura afro-brasileira na formação de identidade dos alunos do 2° ano do ensino médio”. Sendo, também, uma pesquisa de coleta de dados, a qual foram realizados uma entrevista através de um questionário com discentes do 2° ano do ensino médio da escola CEAJAT (Colégio Estadual Ana Junqueira Tourino). A partir da análise de dados, pode-se perceber a importância de abordar as temáticas que tratem da relevância da literatura afro-brasileira e suas contribuições para a formação intelectual, social e da autoestima dos adolescentes. Por meio do estudo realizado foi possível observar o quanto questões raciais interferem na vida dos educandos e na posição em que eles se colocam na sociedade. Podendo também perceber que é preciso um olhar cuidadoso sobre o tema e sobre o estudante, buscando adaptar métodos que contribuam para que eles se coloquem em uma posição em que um futuro promissor esteja no horizonte. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Colégio Estadual Ana Junqueira Ayres Tourinho - Estudo de casos | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura afro-brasileira na formação de identidade dos alunos no 2º ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_mono_joicianesantos.pdf | 2024_mono_joicianesantos.pdf | 485,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.