Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Joiciane Oliveira dos-
dc.date.accessioned2025-05-16T13:33:10Z-
dc.date.available2025-05-16T13:33:10Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationSANTOS, J. O. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6819-
dc.descriptionSANTOS, Joiciane Oliveira dos. A importância da literatura afro-brasileira na formação de identidade dos alunos no 2º ano do Ensino Médio. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa busca analisar métodos que tragam para sala de aula a inclusão de representações negras que possam contribuir em diversos campos da educação despertando o interesse dos jovens pelos estudos, buscando também através da literatura afro-brasileira, um estímulo positivo de aprendizagem onde se tenham fortes contribuições em relação as representações no cotidiano das aulas de língua portuguesa e na vida social. Além de abordar temas sobre a beleza do negro e da sua história, fazendo com que os estudantes sejam apresentados a sua verdadeira história com as características positiva que despertem a autoestima que por muito tempo se manteve desvalorizado mediante ao racismo estrutural. O trabalho parte das experiências e vivências dos educandos em sala de aula, e sua compreensão de mundo. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica reunindo referencial teórico como os livros, (“Pequeno manual antirracista” da autora Djamila Ribeiro; “Como ser um educador antirracista” da Barbara Carine; “Literatura negro brasileira” de Cuti, “Personagens negras na literatura infantil: O que dizem crianças e professoras” da Débora Oyayomi Araujo, além de artigos e documentários que enriqueceu o presente estudos trazendo posicionamentos e debates que agregaram à pesquisa sobre “A importância da literatura afro-brasileira na formação de identidade dos alunos do 2° ano do ensino médio”. Sendo, também, uma pesquisa de coleta de dados, a qual foram realizados uma entrevista através de um questionário com discentes do 2° ano do ensino médio da escola CEAJAT (Colégio Estadual Ana Junqueira Tourino). A partir da análise de dados, pode-se perceber a importância de abordar as temáticas que tratem da relevância da literatura afro-brasileira e suas contribuições para a formação intelectual, social e da autoestima dos adolescentes. Por meio do estudo realizado foi possível observar o quanto questões raciais interferem na vida dos educandos e na posição em que eles se colocam na sociedade. Podendo também perceber que é preciso um olhar cuidadoso sobre o tema e sobre o estudante, buscando adaptar métodos que contribuam para que eles se coloquem em uma posição em que um futuro promissor esteja no horizonte.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectColégio Estadual Ana Junqueira Ayres Tourinho - Estudo de casospt_BR
dc.titleA importância da literatura afro-brasileira na formação de identidade dos alunos no 2º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_mono_joicianesantos.pdf2024_mono_joicianesantos.pdf485,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.