Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/682
Título: A obesidade, suas causas e consequências para a saúde
Autor(es): Brandão, Ingred Silva
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Doenças crônicas
Hábitos alimentares
Obesidade
Data do documento: 19-Mai-2018
Citação: BRANDÃO, I. S. (2018)
Resumo: A obesidade é considerada atualmente um dos principais problemas de saúde pública, atingindo cerca de 18,9% da população brasileira em 2016. Com isso, torna-se uma epidemia responsável pelo aumento da incidência e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes melittus, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Estudos demonstram que a prevalência da obesidade foi semelhante entre homens e mulheres e que a sua incidência tende a aumentar conforme o avançar da idade. A literatura científica também é convincente quanto à associação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e Circunferência da Cintura (CC) elevados, com a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Constatou-se que além das implicações na saúde física, a obesidade também está fortemente associada a desequilíbrios psicoemocionais como ansiedade, baixa motivação, depressão e dificuldades no convívio social. A prevenção e controle da obesidade é um ponto crucial para diminuição da incidência e prevalência de doenças crônicas associadas, e para seu tratamento são imprescindíveis mudanças no padrão alimentar e estilo de vida. O objetivo dessa literatura é avaliar as causas da obesidade, apontando suas consequências principais para a qualidade de vida das pessoas, buscando ressaltar formas de tratamento e prevenção. O estudo foi realizado através de revisões de outras literaturas, utilizando artigos, teses e dissertações no intervalo de tempo de 10 anos (2004-2014), em português e disponíveis na íntegra. O material selecionado foi analisado e teve seus resultados comparados de acordo com a problemática norteada do estudo.
Descrição: BRANDÃO, Ingred Silva. A obesidade, suas causas e consequências para a saúde. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/682
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_ibrandao.pdf2018_arti_ibrandao.pdf160,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.