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dc.contributor.authorLima, Daniela Nascimento de-
dc.date.accessioned2025-05-20T19:03:48Z-
dc.date.available2025-05-20T19:03:48Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationLIMA, D. N. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6852-
dc.descriptionLIMA, Daniela Nascimento de. Ter escola no quilombo, é ter quilombo na escola? Um estudo de caso no Centro Educacional Claudionor Batista. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a educação escolar quilombola no Centro Educacional Claudionor Batista, em São Francisco do Conde, Bahia. O objetivo principal é analisar como essa escola contribui para a preservação da identidade cultural quilombola e para a construção de práticas educativas contextualizadas. A pesquisa se valeu de um estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores, estudantes e técnicos, além de análises do Projeto Político-Pedagógico da instituição. Os resultados da pesquisa destacam que a escola desempenha um papel de destaque na valorização da cultura e identidade quilombola, embora enfrente desafios como a falta de recursos e a necessidade de maior integração entre a comunidade e o currículo escolar. Apesar de promover atividades culturais relevantes, há lacunas na adaptação curricular para refletir integralmente os saberes tradicionais e atender às diretrizes nacionais de educação quilombola. A conclusão reforça a importância de uma educação intercultural e emancipatória, que fortaleça a autoestima dos estudantes e o senso de pertencimento à comunidade. A pesquisa aponta para a necessidade de investimentos em formação de professores, elaboração de materiais didáticos específicos e políticas públicas que garantam uma educação inclusiva e representativa. Portanto, a pesquisa ressalta que a educação quilombola é um instrumento vital para a valorização da diversidade cultural e a construção de uma sociedade mais equitativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Educação - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectCentro Educacional Claudionor Batista - Estudos de casopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.titleTer escola no quilombo, é ter quilombo na escola? Um estudo de caso no Centro Educacional Claudionor Batistapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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