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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6898
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Machado, Débora Ribeiro de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T15:06:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T15:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, D. R. O. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6898 | - |
dc.description | MACHADO, Débora Ribeiro de Oliveira. Práticas de letramento e educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil: reflexões sobre relatos de professoras. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi investigar se nas práticas pedagógicas de docentes da Educação Infantil há o trabalho com letramento(s) emergentes que estejam voltados para a Educação das relações étnico-raciais. Nesse sentido, analisamos se as práticas pedagógicas viabilizadas pelos contextos escolares, através das/dos docentes, atendem às leis 10.639/03 e 11.645/08 e promovem práticas de letramentos comprometidas com a (re)existência da população Afro-brasileira e Indigena em sala de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Participaram deste estudo duas professoras com experiência em escolas de Educação Infantil, sendo uma localizada dentro de uma comunidade quilombola em São Francisco do Conde e a outra no município de Santo Amaro. Foi possível identificar a partir dos relatos obtidos a existência de práticas de letramentos voltados para a educação das relações étnico-raciais nos respectivos contextos escolares, mas que ainda ocorrem de forma tímida, o que deixa notável que necessitamos de políticas públicas mais efetivas com relação a consolidação de professores em cargos efetivos, além de mais investimentos com relação a educação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais e suas relações com o letramento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação - Recôncavo (BA) - Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação infantil | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento e educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil: reflexões sobre relatos de professoras | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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