Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/691
Título: A ética na gestão pública educacional
Autor(es): Azevedo, Andréa Silva
Palavras-chave: Ética
Serviço público
Gestor escolar
Data do documento: 13-Abr-2018
Citação: AZEVEDO, A. S. (2018)
Resumo: Tendo como premissa o entendimento de que o gestor público é responsável por administrar recursos humanos e bens patrimoniais da Administração, esta pesquisa tem por objetivo discutir sobre a relação entre a ética pública e a atuação dos gestores no contexto escolar. Atos de improbidade e priorização de interesses pessoais são exemplos típicos da crescente despreocupação com os princípios éticos dentro do serviço público. Assim sendo, este estudo se dispõe a esclarecer se uma postura ética por parte do gestor escolar influencia no desempenho das pessoas envolvidas nos diversos segmentos escolares. Dessa forma, esta pesquisa contextualiza a ética em sentido teórico e prático, evidenciando como ela está se concretizando na Administração Pública Educacional, a freqüência com que estas condutas éticas e antiéticas vêm ocorrendo no ambiente educacional, a existência, ou não, da postura ideal e características indispensáveis aos gestores, tendo por campo de pesquisa uma escola do Estado da Bahia. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, junto a questionários e observação direta do campo de investigação. Os resultados obtidos evidenciam que a gestão da escola pesquisada administra com ética tanto os recursos financeiros, quanto os humanos, envolvendo a participação de todos nas decisões coletivas.
Descrição: AZEVEDO, Andréa Silva. A ética na gestão pública educacional. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/691
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_aazevedo.pdf753,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.