Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/694
Título: Análise da gestão de resíduos sólidos urbanos: um estudo de caso nos municípios de Vera Cruz e Itaparica na Bahia
Autor(es): Silva, Helenilton Ceita da
Palavras-chave: Coleta seletiva de lixo - Bahia - Administração
Gestão integrada de resíduos sólidos - Bahia
Política Nacional de Resíduos Sólidos - Legislação - Brasil
Data do documento: 19-Mai-2018
Citação: SILVA, H. C. (2018)
Resumo: Este estudo objetivou elaborar uma análise comparativa na gestão de Resíduo Sólidos (RS), nos municípios de Vera Cruz e de Itaparica no Estado da Bahia, atribuindo a importância da disposição final, coleta seletiva assim como os problemas enfrentados para que se faça cumprir a Lei Federal n˚12.305/2010. Visando alcançar o objetivo principal deste estudo foi necessário a elaboração de um levantamento de diagnostico inerentes a gestão, assim como a forma de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos dos municípios de Itaparica e de Vera Cruz, a fim de levantar as dificuldades econômicas, técnicas e também as dificuldades socioambientais. A pesquisa de campo assim como o formulário foram os principais instrumentos de levantamento de dados para a realização do estudo. Utilizou-se dos métodos quantitativos e qualitativos, que foram representados através de fluxograma, tabelas, quadros, gráficos. A semelhança praticamente em todos os pré-requisitos quanto as perspectivas na elaboração dos projetos visando a implementação Política Nacional de Resíduo Sólido, devido as grandes dificuldades em relação a: Recursos Financeiros, Recursos Humanos, e o cumprimento (já vencidos) dos prazos estabelecidos pela Lei 12.305/2010. E por fim, sentimos ainda a falta de um sistema único onde deveria conter todas as informações pertinentes a coleta de dados com mais consistência e confiabilidade, compreensivos e principalmente padronizados sobre a quantidade, composição, indicadores de qualidade dos resíduos sólidos que possibilitassem o alcance e a eficiência da gestão de resíduos de um modo em geral.
Descrição: SILVA, Helenilton Ceita da. Análise da gestão de resíduos sólidos urbanos: um estudo de caso nos municípios de Vera Cruz e Itaparica na Bahia. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/694
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_hsilva.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.