Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDauer, Simone Santiago Franklin-
dc.date.accessioned2025-05-28T18:43:53Z-
dc.date.available2025-05-28T18:43:53Z-
dc.date.issued2020-01-22-
dc.identifier.citationDAUER, S. S. F. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6956-
dc.descriptionDAUER, Simone Santiago Franklin. Humanização da gestão do atendimento odontológico: revisão integrativa da literatura. 2020. 20f. TCC - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Humanizar a gestão significa capacitar os gestores e seus assessores para realizarem uma gestão participativa, com empatia e escuta, em que profissionais e usuários também participem do processo de tomada de decisão; favorecendo, assim, o desenvolvimento de um serviço de boa qualidade. Objetivo: Identificar e analisar a produção científica existente sobre a gestão humanizada na odontologia e a sua relação com a qualidade dos serviços de saúde bucal ofertados aos usuários do SUS. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nacional e a busca das produções científicas foi realizada nas bases de dados SciELO e LILACS, no período de 2014 a 2019. Resultados: A pesquisa resultou em dezoito artigos, que contemplaram os critérios definidos pela pesquisadora. Observou-se o destaque dado à gestão participativa, como forma de atuar como uma gestão humanizada, que considere as opiniões de gestores, trabalhadores do SUS e usuários no planejamento de ações e serviços de saúde bucal. Conclusão: A educação permanente dos gestores e profissionais das redes de atenção em saúde bucal é essencial para que haja a humanização da gestão dos serviços de odontologia e, consequentemente, uma melhor qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS; enfatizando-se a importância de estimular a participação dos usuários na gestão dos serviços de saúde bucal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectSaúde Bucalpt_BR
dc.titleHumanização da gestão do atendimento odontológico: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE SANTIAGO FRANKLIN DAUER.pdf2020_art_sdauer.pdf592,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.