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dc.contributor.authorSantana, Maria dos Reis Rodrigues dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-28T20:55:50Z-
dc.date.available2025-05-28T20:55:50Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.citationSANTANA, M. R. R. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6958-
dc.descriptionSANTANA, Maria dos Reis Rodrigues dos Santos. Educação alimentar e nutricional em escolas de Educação Infantil de São Francisco do Conde-BA. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA educação alimentar e nutricional (EAN) é uma abordagem educativa que promove a saúde e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, sendo a escola um espaço adequado para complementar suas ações, possibilitando aos alunos serem cidadãos críticos capazes de escolher a melhor forma de se alimentar. Nessa perspectiva, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo principal compreender como o município de São Francisco do Conde tem atuado com a educação alimentar e nutricional em suas escolas de educação infantil. A pesquisa envolveu duas instituições de Educação Infantil: uma pré-escola na zona urbana e uma creche na zona rural. Assim, foi realizado um estudo qualitativo e exploratório com quatro professoras (uma da creche e três da pré-escola), além de duas nutricionistas do município. Os dados foram coletados através de observações no espaço escolar e entrevistas semiestruturadas com as participantes. A pesquisa foi conduzida em três etapas: observação da estrutura e qualidade da merenda escolar, elaboração do roteiro de entrevistas e, finalmente, aplicação das entrevistas de forma presencial, cujas respostas foram registradas em áudio. Os dados coletados foram analisados e comparados com referenciais teóricos sobre o tema, visando fundamentar propostas de formação em educação alimentar e nutricional que tenham impacto nas escolas. Os resultados obtidos revelam que as professoras precisam de um contato direto com as nutricionistas, através de formação sobre a temática para que as mesmas possam desenvolver seu trabalho pedagógico em sala; observou-se também que a EAN não é trabalhada de forma sistemática nas salas de aula. A alimentação escolar do município de São Francisco do Conde foi classificada pelas professoras como ótima, precisa ser vivenciada na teoria e na prática, com a colaboração de todos os envolvidos no setor educacional. A educação alimentar e nutricional é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção de uma sociedade saudável e bem informada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças - Nutrição - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectMerenda escolar - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.titleEducação alimentar e nutricional em escolas de Educação Infantil de São Francisco do Conde-BApt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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