Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Dayane Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T13:15:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T13:15:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, D. C. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7004 | - |
dc.description | FREITAS, Dayane Chaves. Análise do uso da tecnologia como ferramenta de estudo no ensino fundamental I em Barreira/CE, no período pós pandemia: o caso da escola Boanerges Jacó. 2024. 41f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve o objetivo de analisar o uso das tecnologias como ferramenta de estudo no Ensino Fundamental I no período pós-pandemia. Além disso, pretendeu-se identificar os tipos de uso didáticos das tecnologias educativas usadas pelos professores/as desta fase do ensino após o período pandêmico. Para o estudo, escolhemos a Escola Boanerges Jacó, localizada no município de Barreira, no Maciço do Baturité – Ceará. Percebemos que o uso de tecnologias se configura com o uso do celular para acessar os conteúdos pedidos. A metodologia usada foi fundamentada na abordagem qualitativa, visto que as ferramentas utilizadas foram a interação, a observação e a análise dos significados. Selecionamos uma turma desta escola, do periodo da tarde e que conta com três professoras, para realizar essa análise e a partir das respostas analisar o uso das ferramentas eletrônicas no período pós-pandemia. Quanto à análise, compreendemos que existe no presente período pós-pandemia, uma dificuldade por parte dos professores de lidarem com algumas consequências do uso dos recursos tecnológicos durante o uso no período da pandemia do COVID 19. Dentre essas consequências, coloca-se a perda de concentração dos estudantes, levando-os à perda fácil de foco em sala de aula, além de déficit de leitura e escrita. Constatamos que existem desafios para os docentes no período pós-pandêmico, quais sejam: a necessidade de ter metodologias para as crianças se manterem concentradas e no foco, uma vez que se constatou-se que está sendo mais difícil as mesmas ficarem por mais tempo concentradas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pós-Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Fundamental I | pt_BR |
dc.title | Análise do uso da tecnologia como ferramenta de estudo no ensino fundamental I em Barreira/CE, no período pós pandemia: o caso da escola Boanerges Jacó | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAYANE CHAVES FREITAS.pdf | 2024_mono_dayfreitas.pdf | 904,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.