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dc.contributor.authorMango, Deonesa Alberto-
dc.date.accessioned2025-06-05T13:19:35Z-
dc.date.available2025-06-05T13:19:35Z-
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationMANGO, D. A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7005-
dc.descriptionMANGO, Deonesa Alberto.. A Gestão do Jardim Infantil Nossa Senhora de Fátima em Guiné- Bissau 2012-2019: um estudo de caso um estudo de caso. 2024. 47f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO estudo de caso busca analisar a gestão de um jardim de infância na Guiné-Bissau, tendo como foco o caso de Jardim (creche) Nossa Senhora de Fátima. Para tanto, o trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções teóricas do conceito e terminologia da gestão democrática e participativa da referida instituição em Guiné Bissau, e, verificar a sua contribuição na educação infantil guineense. Para isso, propõe-se responder às seguintes questões de pesquisa: o processo de organização e gestão do Jardim Nossa Senhora de Fátima mantém relação com os princípios e métodos da propalada gestão democrática escolar? Como ocorre a relação da direção/gestão do Jardim com os responsáveis das crianças no que tange ao processo de socialização das mesmas? Como ocorre o processo de ensino e aprendizagem para a transmissão dos valores culturais e sociais junto às crianças numa tríade: gestores, educadores e os pais responsáveis das crianças? Para responder estas perguntas, utilizamos a abordagem qualitativa e a pesquisa de campo. A obtenção de tais informações foi possível, por um lado, pela utilização do recurso digital, qual seja, o WhatsApp, através da qual, realizou-se uma entrevista semiestruturada com a educadora Indira Gomes Caomique no ano 2021, e de outro, por uma entrevista com a diretora e coordenadora pedagógica Mária Celeste Monteiro, na sede da escola situada no bairro Reno em Bissau. Conclui-se que apesar de existir a presença dos pais em algum momento na escola durante o ano letivo, a sua participação e influência é limitada pelo modelo top-down1 para a tomada de decisões. Isto ocorre pelo fato de ser uma instituição vinculada à igreja católica, razão pela qual a direção tende a imprimir um rigoroso controle dos processos na tomada de decisão, configurando-se numa gestão autoritária e burocrática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGestão autoritáriapt_BR
dc.subjectGestão escolar participativa e democráticapt_BR
dc.subjectJardim Nossa Senhora de Fátimapt_BR
dc.titleA Gestão do Jardim Infantil Nossa Senhora de Fátima em Guiné- Bissau 2012-2019: um estudo de caso um estudo de casopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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