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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mango, Deonesa Alberto | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T13:19:35Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T13:19:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
dc.identifier.citation | MANGO, D. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7005 | - |
dc.description | MANGO, Deonesa Alberto.. A Gestão do Jardim Infantil Nossa Senhora de Fátima em Guiné- Bissau 2012-2019: um estudo de caso um estudo de caso. 2024. 47f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo de caso busca analisar a gestão de um jardim de infância na Guiné-Bissau, tendo como foco o caso de Jardim (creche) Nossa Senhora de Fátima. Para tanto, o trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções teóricas do conceito e terminologia da gestão democrática e participativa da referida instituição em Guiné Bissau, e, verificar a sua contribuição na educação infantil guineense. Para isso, propõe-se responder às seguintes questões de pesquisa: o processo de organização e gestão do Jardim Nossa Senhora de Fátima mantém relação com os princípios e métodos da propalada gestão democrática escolar? Como ocorre a relação da direção/gestão do Jardim com os responsáveis das crianças no que tange ao processo de socialização das mesmas? Como ocorre o processo de ensino e aprendizagem para a transmissão dos valores culturais e sociais junto às crianças numa tríade: gestores, educadores e os pais responsáveis das crianças? Para responder estas perguntas, utilizamos a abordagem qualitativa e a pesquisa de campo. A obtenção de tais informações foi possível, por um lado, pela utilização do recurso digital, qual seja, o WhatsApp, através da qual, realizou-se uma entrevista semiestruturada com a educadora Indira Gomes Caomique no ano 2021, e de outro, por uma entrevista com a diretora e coordenadora pedagógica Mária Celeste Monteiro, na sede da escola situada no bairro Reno em Bissau. Conclui-se que apesar de existir a presença dos pais em algum momento na escola durante o ano letivo, a sua participação e influência é limitada pelo modelo top-down1 para a tomada de decisões. Isto ocorre pelo fato de ser uma instituição vinculada à igreja católica, razão pela qual a direção tende a imprimir um rigoroso controle dos processos na tomada de decisão, configurando-se numa gestão autoritária e burocrática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Gestão autoritária | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar participativa e democrática | pt_BR |
dc.subject | Jardim Nossa Senhora de Fátima | pt_BR |
dc.title | A Gestão do Jardim Infantil Nossa Senhora de Fátima em Guiné- Bissau 2012-2019: um estudo de caso um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DEONESA ALBERTO MANGO.pdf | 2024_mono_deonmango.pdf | 587,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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