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dc.contributor.authorSousa, Isabel de Castro Barroso-
dc.date.accessioned2025-06-05T13:32:20Z-
dc.date.available2025-06-05T13:32:20Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationSOUSA, I. C. B. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7009-
dc.descriptionSOUSA, Isabel De Castro Barroso. Educação inclusiva na rede municipal de ensino de Acarape (CE) pelo olhar de uma docente. 2024. 34f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca identificar como ocorre a Educação Inclusiva na Educação Infantil na rede de ensino de Acarape (CE) a partir do olhar de uma docente da rede municipal de ensino de Acarape (CE). A possível carência de profissionais habilitados a atender o público cujas capacidades são delimitadas, questionando os/as educadores/as como seria o ensino eu possa abranger a junção da turma com alunos com necessidades educacionais especiais na educação infantil. Para isso, dispomos de um arcabouço teórico a ser analisado, para produção da abordagem teórico a ser analisado e dos métodos abordados, como: Duarte (2004), Covatti, Trentin e Fischer (2021), Miranda e Galvão Filho 92012) e Nogueira (2019). Propiciando analisar a presença da inclusão em sala de aula na educação infantil, através de professores instrumentalizados tendo em vista proporcionar recursos que facilitem o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais. A metodologia da pesquisa é qualitativa, para que a partir desta análise, possa explicar o quão é importante a inclusão e a abordagem do professor com crianças com insuficiência na educação, visando a compreensão das relações sociais das mesmas. Apesar dos desafios que foram esclarecidos ao longo da pesquisa como a falta de estrutura, recursos, capacitação de profissionais, a pesquisa demonstrou que é possível efetivar a educação inclusiva. Embora os recursos adequados facilitem o trabalho dos educadores, a falta destes não pode ser impeditivo para que os alunos com necessidades especiais sejam excluídos do processo educacional. A entrevistada deixou bastante evidente que apesar das limitações a mesma conseguia realizar seu trabalho, até mesmo a elaboração de materiais que corroborasse com o desenvolvimento da criança. Essa reflexão ressalta a importância de buscar soluções criativas e adaptativas para garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade, independentemente das dificuldades enfrentadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEducação Inclusiva na rede municipal de ensino de Acarape (CE) Pelo olhar de uma docentept_BR
dc.typeMonographpt_BR
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