Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Maria Liliana Alves-
dc.date.accessioned2025-06-05T13:47:39Z-
dc.date.available2025-06-05T13:47:39Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationMELO, M. L. A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7011-
dc.descriptionMELO, Maria Liliana Alves. Análise da relação família-escola no ensino fundamental I em Barreira-CE no período pós-pandemia: o caso da escola E.M.E.I.F Boanerges Jacó. 2024. 50f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDiante do contexto pandêmico da Covid-19 nos deparamos com uma realidade na qual o mundo inteiro foi afetado em diversos aspectos, levando à uma crise na saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Mediante a tais circunstâncias e com o aumento constante de casos dessa doença infecciosa, medidas urgentes precisaram ser tomadas para conter a disseminação do vírus SARSCoV-2. Como forma de reduzir esses impactos sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, nos deparamos com o ensino remoto em tempos de pandemia, o que nos leva a refletir principalmente acerca da relevância da relação família-escola frente à Educação a Distância (EAD). Desse modo, trago o presente estudo como forma de desenvolver essa temática, objetivando identificar caraterísticas da relação família-escola no ensino fundamental I no período pós-pandemia e ainda caracterizar a participação da família no contexto escolar do ensino fundamental I nesse período. Portanto, para o desenvolvimento deste estudo, partimos de uma abordagem qualitativa, seguida de uma análise bibliográfica, fundamentada em diversos autores e suas respectivas obras que discutem essas temáticas, como forma de complementar e para a obtenção de dados apliquei um questionário semiestruturado trazendo sete perguntas para serem respondidas em forma de uma conversa com cinco famílias do fundamental I representando as turmas de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano. Como resultados, de forma geral, evidenciamos o quanto a participação ativa da família é de suma importância para o desenvolvimento da criança no seu processo de formação, seja no contexto pandêmico ou não e que, apesar do período pandêmico ter significado um período muito tenso e cheio de medo e inseguranças para a família com relação ao processo educativo, no retorno ao ambiente escolar, podemos perceber que esta relação família-escola foi, de certa forma modificada e tornou-se mais estreita, com o fortalecimento dos laços e reconhecimento por parte das famílias entrevistadas que a escola e os professores possuem uma grande missão na educação dos seus filhos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação à distância (EAD)pt_BR
dc.subjectCovid-19 - doençapt_BR
dc.subjectRelação família- escolapt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.titleAnálise da relação família-escola no ensino fundamental I em Barreira-CE no período pós-pandemia: o caso da escola E.M.E.I.F Boanerges Jacópt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LILIANA ALVES MELO.pdf2024_mono_mariamelo.pdf958,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.