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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Melo, Maria Liliana Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T13:47:39Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T13:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.identifier.citation | MELO, M. L. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7011 | - |
dc.description | MELO, Maria Liliana Alves. Análise da relação família-escola no ensino fundamental I em Barreira-CE no período pós-pandemia: o caso da escola E.M.E.I.F Boanerges Jacó. 2024. 50f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante do contexto pandêmico da Covid-19 nos deparamos com uma realidade na qual o mundo inteiro foi afetado em diversos aspectos, levando à uma crise na saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Mediante a tais circunstâncias e com o aumento constante de casos dessa doença infecciosa, medidas urgentes precisaram ser tomadas para conter a disseminação do vírus SARSCoV-2. Como forma de reduzir esses impactos sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, nos deparamos com o ensino remoto em tempos de pandemia, o que nos leva a refletir principalmente acerca da relevância da relação família-escola frente à Educação a Distância (EAD). Desse modo, trago o presente estudo como forma de desenvolver essa temática, objetivando identificar caraterísticas da relação família-escola no ensino fundamental I no período pós-pandemia e ainda caracterizar a participação da família no contexto escolar do ensino fundamental I nesse período. Portanto, para o desenvolvimento deste estudo, partimos de uma abordagem qualitativa, seguida de uma análise bibliográfica, fundamentada em diversos autores e suas respectivas obras que discutem essas temáticas, como forma de complementar e para a obtenção de dados apliquei um questionário semiestruturado trazendo sete perguntas para serem respondidas em forma de uma conversa com cinco famílias do fundamental I representando as turmas de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano. Como resultados, de forma geral, evidenciamos o quanto a participação ativa da família é de suma importância para o desenvolvimento da criança no seu processo de formação, seja no contexto pandêmico ou não e que, apesar do período pandêmico ter significado um período muito tenso e cheio de medo e inseguranças para a família com relação ao processo educativo, no retorno ao ambiente escolar, podemos perceber que esta relação família-escola foi, de certa forma modificada e tornou-se mais estreita, com o fortalecimento dos laços e reconhecimento por parte das famílias entrevistadas que a escola e os professores possuem uma grande missão na educação dos seus filhos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância (EAD) | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 - doença | pt_BR |
dc.subject | Relação família- escola | pt_BR |
dc.subject | Coronavírus | pt_BR |
dc.title | Análise da relação família-escola no ensino fundamental I em Barreira-CE no período pós-pandemia: o caso da escola E.M.E.I.F Boanerges Jacó | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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