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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Grandim, Julyanni Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T14:06:55Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T14:06:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.identifier.citation | GRANDIM, J. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7018 | - |
dc.description | GRANDIM, Julyanni Almeida. PIBID pedagogia e a educação antirracista no contexto escolar da escola municipal Neide Tinôco (Redenção-CE). 2024. 27f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma construção de estudo que visa apresentar a influência do movimento eugenista no Brasil e os impactos na formação de uma sociedade racista, bem como os desdobramentos da violência racial presente nos espaços escolares, afetando a vida de crianças negras, desde a educação básica. O estudo aborda pela pesquisa teórico-bibliográfica e de campo, os avanços, dificuldades e limites ainda existentes na implementação da Lei n.° 10.639/2003, que após completar em 2023 os seus 20 anos, com a finalidade de obrigatoriedade da aplicação do ensino da história e cultura afro-brasileira, percebe-se que, ainda, é uma realidade difícil de ser vista no currículo das escolas. Autores como Souza (2012), Maciel (1999), Teixeira e Silva (2017), Formiga; Paula e Melo (2019), Almeida (2019), Marini (1973), e Cardoso e Lôbo (2023), bem como Trancoso; Pinto e Damaceno (2022), Asante (2009), Mazama (2009), Nobles (2009), Nascimento (2009), Gomes (2003) e (2012), foram fundamentais para pensar uma educação que seja responsável por uma mudança social, e que colabore para diminuir as desigualdades, o preconceito e a discriminação. Esse problema no capitalismo se nutre das desigualdades sociais, raciais e de gênero. Apresentamos o movimento de luta e resistência da população negra para ter acesso à educação, que após a abolição da escravatura continuou encontrando inúmeras dificuldades para viver na sociedade brasileira, e continuou sendo excluída, também, do acesso ao ensino formal, entretanto, esse importante movimento tem apresentado proposições legais para o enfrentamento dessas violências históricas e mais recentemente, como a homologação da Lei n.° 10.639/2003, acima citada, dentre outras. Encontramos na visão epistemológica da afrocentricidade, um caminho para se pensar o protagonismo negro e a recentralização da cultura e da identidade africana e afro-brasileira, e para visualizar ações de uma educação voltada para as relações étnicos raciais, abordamos as estratégias pedagógicas do subprojeto Pedagogia no Programa de Iniciação à Docência (Pibid) - Ce, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, campus Ceará, ciclo (2022-2024), desenvolvido na Escola EMEIEF Neide Tinôco, município de Redenção Ceará, como caminhos possíveis de se fazer presente no cotidiano escolar, uma educação antirracista e que valoriza à cultura e à identidade negra. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Eugenismo | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Pibid Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | PIBID pedagogia e a educação antirracista no contexto escolar da escola municipal Neide Tinôco (Redenção-CE) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
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