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dc.contributor.authorGrandim, Julyanni Almeida-
dc.date.accessioned2025-06-05T14:06:55Z-
dc.date.available2025-06-05T14:06:55Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationGRANDIM, J. A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7018-
dc.descriptionGRANDIM, Julyanni Almeida. PIBID pedagogia e a educação antirracista no contexto escolar da escola municipal Neide Tinôco (Redenção-CE). 2024. 27f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma construção de estudo que visa apresentar a influência do movimento eugenista no Brasil e os impactos na formação de uma sociedade racista, bem como os desdobramentos da violência racial presente nos espaços escolares, afetando a vida de crianças negras, desde a educação básica. O estudo aborda pela pesquisa teórico-bibliográfica e de campo, os avanços, dificuldades e limites ainda existentes na implementação da Lei n.° 10.639/2003, que após completar em 2023 os seus 20 anos, com a finalidade de obrigatoriedade da aplicação do ensino da história e cultura afro-brasileira, percebe-se que, ainda, é uma realidade difícil de ser vista no currículo das escolas. Autores como Souza (2012), Maciel (1999), Teixeira e Silva (2017), Formiga; Paula e Melo (2019), Almeida (2019), Marini (1973), e Cardoso e Lôbo (2023), bem como Trancoso; Pinto e Damaceno (2022), Asante (2009), Mazama (2009), Nobles (2009), Nascimento (2009), Gomes (2003) e (2012), foram fundamentais para pensar uma educação que seja responsável por uma mudança social, e que colabore para diminuir as desigualdades, o preconceito e a discriminação. Esse problema no capitalismo se nutre das desigualdades sociais, raciais e de gênero. Apresentamos o movimento de luta e resistência da população negra para ter acesso à educação, que após a abolição da escravatura continuou encontrando inúmeras dificuldades para viver na sociedade brasileira, e continuou sendo excluída, também, do acesso ao ensino formal, entretanto, esse importante movimento tem apresentado proposições legais para o enfrentamento dessas violências históricas e mais recentemente, como a homologação da Lei n.° 10.639/2003, acima citada, dentre outras. Encontramos na visão epistemológica da afrocentricidade, um caminho para se pensar o protagonismo negro e a recentralização da cultura e da identidade africana e afro-brasileira, e para visualizar ações de uma educação voltada para as relações étnicos raciais, abordamos as estratégias pedagógicas do subprojeto Pedagogia no Programa de Iniciação à Docência (Pibid) - Ce, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, campus Ceará, ciclo (2022-2024), desenvolvido na Escola EMEIEF Neide Tinôco, município de Redenção Ceará, como caminhos possíveis de se fazer presente no cotidiano escolar, uma educação antirracista e que valoriza à cultura e à identidade negra.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEugenismopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectPibid Pedagogiapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titlePIBID pedagogia e a educação antirracista no contexto escolar da escola municipal Neide Tinôco (Redenção-CE)pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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