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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Uangna, Elia Maria Leandro | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T12:37:41Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T12:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-31 | - |
dc.identifier.citation | UANGNA, E. M. L. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7024 | - |
dc.description | UANGNA, Elia Maria Leandro. Etnomatemática na produção de arroz da etnia Balanta de Guiné- Bissau. 2020. 59f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Discute-se neste estudo a Etnomatemática presente na produção de arroz da etnia Balanta da Guiné-Bissau. Tendo como objetivo entender as práticas matemáticas existentes na produção de arroz da etnia Balanta, preocupou-se em responder às seguintes questões: Como a etnomatemática se incorpora na prática de produção de arroz da etnia Balanta? Que práticas matemáticas podem ser encontradas ao longo das três etapas de produção de arroz: preparação do arrozal, transplante e ceifa? Que práticas pedagógicas podem derivar do trabalho de produção de arroz de modo a contextualizar o conhecimento curricular de Matemática? O estudo adota abordagem qualitativa de modo a analisar e entender como uma pessoa ou grupo de pessoas interpretam um determinado fenômeno social ou humano, nesse caso, o conhecimento Etnomatemática. O referencial teórico apresentado aborda autores que nos ajudarão a entender a Etnomatemática presente nas práticas de cultivo de arroz dos Balantas. Adotou-se o método etnográfico como método de abordagem com base antropológica, com o objetivo de descrever elementos específicos da cultura delimitada, bem como para se enriquecer a compreensão de uma prática específica dentre elementos como crenças, comportamentos e valores baseados nas informações oriundas dos dados coletados. O estudo leva à compreensão que na produção de arroz da etnia Balanta são percebidos diversos elementos do conhecimento matemático desse povo, apesar de não serem reconhecidos como tal. Isso se mostra impeditivo para o diálogo entre o contexto escolar e as práticas sociais como o plantio de arroz na etnia Balanta. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Balanta | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Arroz | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Etnomatemática na produção de arroz da etnia Balanta de Guiné- Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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