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dc.contributor.authorUangna, Elia Maria Leandro-
dc.date.accessioned2025-06-06T12:37:41Z-
dc.date.available2025-06-06T12:37:41Z-
dc.date.issued2020-01-31-
dc.identifier.citationUANGNA, E. M. L. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7024-
dc.descriptionUANGNA, Elia Maria Leandro. Etnomatemática na produção de arroz da etnia Balanta de Guiné- Bissau. 2020. 59f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractDiscute-se neste estudo a Etnomatemática presente na produção de arroz da etnia Balanta da Guiné-Bissau. Tendo como objetivo entender as práticas matemáticas existentes na produção de arroz da etnia Balanta, preocupou-se em responder às seguintes questões: Como a etnomatemática se incorpora na prática de produção de arroz da etnia Balanta? Que práticas matemáticas podem ser encontradas ao longo das três etapas de produção de arroz: preparação do arrozal, transplante e ceifa? Que práticas pedagógicas podem derivar do trabalho de produção de arroz de modo a contextualizar o conhecimento curricular de Matemática? O estudo adota abordagem qualitativa de modo a analisar e entender como uma pessoa ou grupo de pessoas interpretam um determinado fenômeno social ou humano, nesse caso, o conhecimento Etnomatemática. O referencial teórico apresentado aborda autores que nos ajudarão a entender a Etnomatemática presente nas práticas de cultivo de arroz dos Balantas. Adotou-se o método etnográfico como método de abordagem com base antropológica, com o objetivo de descrever elementos específicos da cultura delimitada, bem como para se enriquecer a compreensão de uma prática específica dentre elementos como crenças, comportamentos e valores baseados nas informações oriundas dos dados coletados. O estudo leva à compreensão que na produção de arroz da etnia Balanta são percebidos diversos elementos do conhecimento matemático desse povo, apesar de não serem reconhecidos como tal. Isso se mostra impeditivo para o diálogo entre o contexto escolar e as práticas sociais como o plantio de arroz na etnia Balanta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBalantapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectArrozpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleEtnomatemática na produção de arroz da etnia Balanta de Guiné- Bissaupt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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