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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Fátima Taís de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T12:42:28Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T12:42:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F. T. O. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7025 | - |
dc.description | SILVA, Fátima Taís de Oliveira. Desafios do princípio da laicidade para o ensino religioso. 2020. 45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho tem o objetivo de refletir sobre as consequências negativas da falta de respeito ao princípio da laicidade, que deveria ser considerado no Ensino Religioso (ER) e no currículo escolar. O interesse na pesquisa surgiu das observações realizadas durantes os estágios de observação no curso de pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-UNILAB. É apresentada a problemática que se tem presenciado nas escolas com o modelo de ER que preza pela prática de catequização/evangelização e, consequentemente, pelo proselitismo religioso cristão. Nesse sentido, abordam-se discussões teóricas sobre o assunto, que levam a sérios questionamentos sobre as práticas no ER relatadas por professores/as, como a não formação desses profissionais relatada por CAVALIEIRI (2007), também como o ER deve ser trabalhado na perspectiva da Lei considerando as contribuições de FÓFANO, RIBEIRO, SOUZA. (2016). Mostra a importância de considerar os textos da Constituição Federal (CF) de 1988 que estabelece o Estado Laico e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996) no que diz respeito aos fundamentos do ER. Assim, foi feita uma discussão sobre a situação atual do ER nas escolas públicas. Com isso, pode-se ver os desafios que as escolas têm enfrentado para oferecer o ER em conformidade com a lei de Estado laico e tendo como marco norteador o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER). Por conseguinte, apresenta- se uma reflexão sobre ações e caminhos a seguir para resgatar a laicidade no ER. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Laicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Desafios do princípio da laicidade para o ensino religioso | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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