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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Domingos, Gilson Armindo | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T13:00:47Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T13:00:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGOS, G. A. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7026 | - |
dc.description | DOMINGOS, Gilson Armindo. Ser homem no curso da pedagogia da Unilab: enfrentamentos ideológicos e sua relação com a experiencia de tornar-se pedagogo junto ao programa de residencia pedagógica. 2020. 43f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente escrito propõe uma análise acerca da seguinte questão “Ser homem no curso da pedagogia da Unilab: enfrentamentos ideológicos e a experiência de tornar-pedagogo junto ao Programa Residência Pedagógica da Pedagogia”. A pesquisa que tem por objetivo geral entender, através de uma pesquisa empírica, as causas que estão por trás dos preconceitos que os homens vivenciam dentro do curso da pedagogia. Por outro lado, nos interessa trazer para a o meio acadêmico e a para a sociedade em geral abordagens sobre a importância do homem no curso da pedagogia, desconstruir a visão de gênero que existe em torno do curso em si e o seu enquadramento como uma área das humanas aberta a qualquer ser humano que reúna as qualidades necessárias para desempenhar a função de pedagogo em sala de aulas. A opção metodológica se constitui na pesquisa qualitativa, do tipo campo, por meio da aplicação de questionário a participantes, como instrumento de coleta dos dados e, análise das entrevistas e dos conteúdos, como forma de analisar os dados coletados (no caso aplicamos um questionário na qual participaram 02 alunos do curso de pedagogia da UNILAB). A escolha desses participantes se dá pelo fato deles constituírem o foco da pesquisa em questão. Efetuada com recursos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa. Somada a isso, temos as fontes bibliográficas que contribuíram para a construção do objeto estudado. Com base nas nossas interlocuções com outros pensadores da área e também com as inferências dos nossos entrevistados podemos concluir que a pedagogia é um curso que historicamente tem como base um espaço sendo determinado para a atuação de mulheres fruto de uma construção colonial, machista e sexista. Por outro lado, atualmente cada vez mais homens tem se interessado pelos cursos de licenciatura em pedagogia, fato concreto no curso de pedagogia da UNILAB, sendo uma universidade nova e consequentemente um curso novo ainda assim de acordo com os dados fornecidos pela coordenação do curso em 31/01/2020, num universo de 218 estudantes, 34 são homens, ou seja, 16,05%. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | UNILAB | pt_BR |
dc.subject | Preconceito - homem | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Ser homem no curso da pedagogia da Unilab: enfrentamentos ideológicos e sua relação com a experiencia de tornar-se pedagogo junto ao programa de residencia pedagógica | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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