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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Lya de Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T13:06:05Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T13:06:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, L. A. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7027 | - |
dc.description | SILVA, Lya de Aquino. As relações entre a branquitude e a educação escolar: a percepção acerca da identidade racial a partir da visão das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 60f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa está situada nos estudos da branquitude como forma de analisar a ideia da hegemonia da identidade branca. Esse trabalho, por sua vez, pretende debater, de uma perspectiva social e educacional, as relações existentes entre o conceito de branquitude e a educação escolar brasileira no estado do Ceará, a partir das percepções das crianças sobre as identidades étnico- raciais. Mediante essa abordagem objetivamos pensar, relacionar e problematizar a presença da branquitude no processo de ensino-aprendizagem, salientando sua importância como mecanismo para solidificar uma pedagogia antirrascista na Educação Básica, especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia empregada para a realização dessa pesquisa traz como eixo estruturante os relatos de experiências feitos durante um período de observação em duas unidades educativas, que se localizam nos municípios de Redenção-Ce e Acarape-Ce, nas turmas de 1° e 4° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acompanhado de um estudo bibliográfico para entender e analisar as discussões ocorridas durante a execução das práticas pedagógicas, classificando-se como uma pesquisa bibliográfica, que se apropriou da observação para construir e aplicar as ações explicadas no decorrer da produção acadêmica. Além disso, o enquadramento dessa diz respeito a um estudo qualitativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Branquitude | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Identidade Racial | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | As relações entre a branquitude e a educação escolar: a percepção acerca da identidade racial a partir da visão das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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