Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Camará, Ussay Matilde | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T13:45:02Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T13:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.citation | CAMARÁ, U. M. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7028 | - |
dc.description | CAMARÁ, Ussay Matilde. A pretagogia como possibilidade de formação de professores da educação básica em perspectiva descolonizante na Guiné-Bissau. 2019. 100f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia discute a possibilidade de uso da pretagogia como aporte teórico metodológico para a formação dos professores na Guiné-Bissau em perspectiva descolonizante. Nosso interesse é procurar compreender o atual contexto da formação dos professores e como a pretagogia pode ajudar e contribuir para a descolonização da educação na Guiné-Bissau. Tomando como base a pesquisa qualitativa e a pretagogia, como método de investigação cientifica, os dados foram elaborados primeiramente a partir de revisão bibliográfica em revistas científicas, teses, dissertações, monografias, artigos e documentos, para em seguida realizarmos a aplicação de oficinas para produção de dados. Nesse sentido, o trabalho centra-se nas elaborações dos seus objetivos centrais e específicos, procurando assim entender como a pretagogia pode ajudar na valorização dos conhecimentos deixados pelos nossos ancestrais, ou seja, de que forma ela pode-nos proporcionar a melhor forma possível de utilização das tradições guineenses nos currículos escolares. Conclui-se realizando algumas reflexões sobre os dados coletados em torno da problemática do uso da pretagogia como aposte teórico metodológico para a formação dos professores da educação básica na Guiné-Bissau, o que nos leva a perceber as reflexões e possibilidades a partir do olhar dos estudantes guineenses de cursos das licenciaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB. Nosso intuito foi elaborar um estudo que contribua com a valorização das tradições guineenses da educação básica, o que acreditamos termos obtido sucesso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Pretagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação dos professores | pt_BR |
dc.subject | Colonização | pt_BR |
dc.subject | Descolonização | pt_BR |
dc.title | A pretagogia como possibilidade de formação de professores da educação básica em perspectiva descolonizante na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
USSAY MATILDE CAMARÁ.pdf | 2019_mono_ussaycamará.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.