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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Clara de Assis Freitas da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T19:48:37Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T19:48:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. A. F. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7052 | - |
dc.description | SILVA, Clara de Assis Freitas da. Descolonização do currículo: A educação escolar indígena e os saberes tradicionais do povo Kanindé. 2024. 44f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | com foco nos saberes tradicionais do povo Kanindé. O estudo justifica-se pela relevância de valorizar e preservar as práticas culturais e conhecimentos ancestrais desse povo, frente aos desafios históricos impostos pela colonização, que marginaliza suas línguas e tradições. Baseando-se na legislação brasileira, como a Constituição de 1988 e a Lei no 11.645/2008, que reconhecem os direitos indígenas à educação diferenciada, a pesquisa busca compreender como esses saberes são integrados às práticas pedagógicas das escolas Kanindé. O objetivo principal é analisar a inserção dos saberes tradicionais no currículo escolar, promovendo a valorização cultural e a descolonização. Como objetivos específicos, a pesquisa investiga as práticas pedagógicas que utilizam esses saberes, identifica os desafios e oportunidades na implementação de currículos descolonizados e avalia o impacto dessas práticas na identidade cultural e nos resultados educacionais dos estudantes. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem documental, analisando produções acadêmicas disponíveis no repositório institucional da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Os critérios de seleção incluíram trabalhos que abordam diretamente temas como conhecimentos indígenas, práticas culturais e currículos escolares diferenciados. A análise textual discursiva permitiu emergir categorias temáticas, como a integração de saberes tradicionais, os desafios e oportunidades do currículo descolonizado e sua influência nos resultados educacionais. Os resultados destacam que as escolas indígenas Kanindé têm integrado práticas culturais, como o Toré e a medicina tradicional, ao currículo, fortalecendo a identidade cultural dos alunos. No entanto, desafios como a falta de materiais didáticos específicos e a necessidade de formação docente especializada limitam a efetividade dessas iniciativas. A pesquisa conclui que a descolonização curricular é fundamental para promover uma educação mais inclusiva e representativa, exigindo esforços colaborativos entre comunidades indígenas, educadores e formuladores de políticas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Descolonização do currículo | pt_BR |
dc.subject | Saberes tradicionais Kanindé | pt_BR |
dc.title | Descolonização do currículo: A educação escolar indígena e os saberes tradicionais do povo Kanindé | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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