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dc.contributor.authorLima, Francisca Joyce Santos-
dc.date.accessioned2025-06-10T13:50:35Z-
dc.date.available2025-06-10T13:50:35Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.citationLIMA, F. J. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7056-
dc.descriptionLIMA, Francisca Joyce Santos. Descolonizar currículos: análise das experiências do Estágio em Educação Infantil e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CE. 2024. 57f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, intitulado “Descolonizar currículos: análise das experiências do estágio em educação infantil e do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID/CE. Objetiva compreender através da análise de experiências de ações/práticas pedagógicas, compreendendo se essas foram significativas e se contribuem para descolonizar currículos, temática importante para a abordagem e implementação da Lei no 10.639/03. Realizando assim, um estudo bibliográfico e documental. Desse modo a construção teórica para o desenvolvimento deste trabalho foi através da apresentação das componentes da Proposta Curricular do curso de Pedagogia que contribuíram na construção desse trabalho, pois desde a compreensão na componente Políticas Educacionais Curriculares e Descolonização de Currículos nos Países da Integração, sua abordagem e definição de currículos, entende a sua construção permeada por relações de poder e após esse entendimento foi possível trilhar caminhos em direção a descolonização de currículos, sendo apresentadas propostas possíveis. Apresentamos teóricos que discorre sobre currículos, assim como documentos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Subprojeto: Pedagogia CAPES (2022) e o Estágio em Educação Infantil. Dessa maneira ao compreender o currículo e a proposta de descolonizá-lo, partimos para análise de minhas experiências vivenciadas no Estágio em Educação Infantil e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Contudo, analisamos essas práticas na busca de identificá-las como contribuintes de uma descolonização que pode ser um caminho possível e contribuinte para descolonizar currículos Posto isso, espera-se com o desenvolvimento deste trabalho contribuir para uma educação que respeite todas as diversidades e proporcione que todos sejam protagonistas da história, desconstruindo os currículos eurocentrados e praticando uma pedagogia afroreferenciada e afrocentrada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectDescolonização de currículospt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.titleDescolonizar currículos: análise das experiências do Estágio em Educação Infantil e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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