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Título: Auditoria interna governamental e indicadores de desempenho do pro-qualidade: avaliação dos relatórios de uma instituição federal de ensino superior
Autor(es): Souza, Maria Crislany Kelly Oliveira de
Palavras-chave: Auditoria Interna
Transparência
Indicadores de desempenho
Setor público
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: SOUZA, M. C. K. O. (2024)
Resumo: A auditoria interna no setor público é um instrumento estratégico de governança, capaz de promover melhorias contínuas, garantir a eficiência operacional e assegurar a transparência dos processos organizacionais. Este estudo teve como objetivo analisar a conformidade dos Relatórios de Auditoria Interna da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) com os indicadores de desempenho estabelecidos pelo Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna (PRO-Qualidade), da Controladoria-Geral da União (CGU). Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com a aplicação da técnica de análise documental sobre os relatórios de auditoria referentes aos exercícios de 2021 a 2023. A análise de conteúdo permitiu identificar o grau de conformidade dos relatórios com os critérios do PRO-Qualidade, revelando a necessidade de um acompanhamento contínuo para a implementação eficaz de ações corretivas e o aprimoramento dos controles internos. Os resultados destacam o papel central da auditoria interna na identificação de oportunidades de melhoria, contribuindo para a otimização dos processos e a mitigação de desperdícios. Conclui-se que os relatórios analisados estão em conformidade com os indicadores de desempenho estabelecidos, promovendo a eficiência e a governança pública. No entanto, alguns indicadores requerem maior atenção para garantir melhorias contínuas no processo de auditoria.
Descrição: SOUZA, Maria Crislany Kelly Oliveira de. Auditoria interna governamental e indicadores de desempenho do pro-qualidade: avaliação dos relatórios de uma instituição federal de ensino superior. 2024. 29f. TCC - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7067
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