Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7073
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSanhá, Alberto Na-
dc.date.accessioned2025-06-10T14:47:55Z-
dc.date.available2025-06-10T14:47:55Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationSANHÁ, A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7073-
dc.descriptionSANHÁ, Alberto Na. Investigação sobre o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de biologia, processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Guiné-Bissau. 2024. 24f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024pt_BR
dc.description.abstractA distinção entre recursos e materiais didáticos é essencial. Enquanto os materiais didáticos consistem em objetivos físicos utilizados pelos alunos, os recursos abrangem ferramentas e estratégias diversas empregadas pelos professores. Ambos desempenham papéis fundamentais na atividade pedagógica, estimulando reflexões e tornando o ensino mais dinâmico. A escassez de recursos no sistema educacional representa um desafio significativo que precisa ser enfrentado. Este artigo tem como foco principal investigar o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de Biologia no processo de ensino-aprendizagem de estudantes guineenses residentes no Brasil, especificamente no estado do Ceará, que concluíram o Ensino Médio na Guiné-Bissau. O trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa-quantitativa, destacando que os dados numéricos obtidos refletem exclusivamente as escolhas e vivencias dos estudantes guineenses entrevistados na UNILAB, sem extrapolações estatísticas. As informações foram coletadas por meio de um questionário aplicado via Google Formulários. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma grande demanda por materiais e recursos didáticos no ensino de Biologia na Guiné-Bissau, além de uma significativa escassez desses recursos. A falta de apoio governamental também se mostrou um fator crítico, contribuindo para as dificuldades no setor educacional e para a insuficiência de materiais e recursos necessários para a melhoria do ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectMateriais e recursos didáticospt_BR
dc.titleInvestigação sobre o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de biologia, processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alberto Na Sanhá.pdf2024_art_asanhá.pdf6,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.