Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7074
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Andrea Hillary Morais | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:49:04Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10T14:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, A. H. M. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7074 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, Andrea Hillary Morais. Pibid Unilab e cartas pedagógicas: quais as contribuições para a formação inicial de professores?. 2024. 15f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto objetiva analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial de professores na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, especificamente nos subprojetos vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, quais sejam: Biologia, Física, Matemática e Química, no decorrer da edição 2022-2024. Para tanto, o processo investigativo pautou- se na abordagem qualitativa, utilizando como estratégia de aproximação com a realidade a análise de cartas pedagógicas produzidas pelos bolsistas, narrando a sua experiência pessoal vivenciada durante este espaço-tempo. À vista disso, os registros autobiográficos revelaram que o Programa contribuiu para fomentar a constituição da identidade docente crítica, o elo entre teoria e prática, o desenvolvimento de conhecimentos pedagógicos especializados, a assimilação de ferramentas inovadoras e a ressignificação das práticas pedagógicas. Além de que, a participação nesta edição possibilitou também a melhoria do ensino na região do Maciço de Baturité e o exercício de escrita de trabalhos científicos, o que fortaleceu a pesquisa no campo educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | UNILAB | pt_BR |
dc.subject | Cartas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Pibid Unilab e cartas pedagógicas: quais as contribuições para a formação inicial de professores? | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrea Hillary Morais Albuquerque.pdf | 2024_art_analbuquerque.pdf | 143,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.