Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Andrea Hillary Morais-
dc.date.accessioned2025-06-10T14:49:04Z-
dc.date.available2025-06-10T14:49:04Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, A. H. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7074-
dc.descriptionALBUQUERQUE, Andrea Hillary Morais. Pibid Unilab e cartas pedagógicas: quais as contribuições para a formação inicial de professores?. 2024. 15f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente texto objetiva analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial de professores na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, especificamente nos subprojetos vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, quais sejam: Biologia, Física, Matemática e Química, no decorrer da edição 2022-2024. Para tanto, o processo investigativo pautou- se na abordagem qualitativa, utilizando como estratégia de aproximação com a realidade a análise de cartas pedagógicas produzidas pelos bolsistas, narrando a sua experiência pessoal vivenciada durante este espaço-tempo. À vista disso, os registros autobiográficos revelaram que o Programa contribuiu para fomentar a constituição da identidade docente crítica, o elo entre teoria e prática, o desenvolvimento de conhecimentos pedagógicos especializados, a assimilação de ferramentas inovadoras e a ressignificação das práticas pedagógicas. Além de que, a participação nesta edição possibilitou também a melhoria do ensino na região do Maciço de Baturité e o exercício de escrita de trabalhos científicos, o que fortaleceu a pesquisa no campo educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectUNILABpt_BR
dc.subjectCartas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePibid Unilab e cartas pedagógicas: quais as contribuições para a formação inicial de professores?pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea Hillary Morais Albuquerque.pdf2024_art_analbuquerque.pdf143,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.