Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Guilherme Dérson Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T17:22:19Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T17:22:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, G. D. B. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7090 | - |
dc.description | SILVA, Guilherme Dérson Barbosa da. Educação em território de resistência: ensino de ciências por meio de aula de campo na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo. 2024. 12f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação escolar quilombola é uma modalidade de ensino que integra os saberes tradicionais do quilombo, valoriza a identidade dos sujeitos no currículo escolar e promove o protagonismo da comunidade, sendo necessário o desenvolvimento de uma pedagogia própria e contextualizada. Nesse intento, o presente texto teve como objetivo compreender a importância da aula de campo associada ao ensino de ciências, especificamente sobre o bioma Mata Atlântica para a promoção da aprendizagem dos estudantes de uma escola quilombola localizada na Serra do Evaristo, Baturité, Ceará, Brasil. Para isso, foi aplicado um questionário investigativo com os estudantes do sétimo ano do ensino fundamental - anos finais, registrando suas opiniões, percepções e conhecimentos adquiridos. Com efeito, os resultados desta pesquisa indicaram um impacto positivo a partir da ferramenta didático-pedagógica utilizada, uma vez que foi favorecida a associação do conhecimento teórico aprendido em sala de aula com o conhecimento prático. Além do mais, a atividade suscitou maior compreensão e engajamento para o estudo da temática, fortaleceu a identidade territorial e desenvolveu uma consciência crítica ambiental nos discentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Educação em território de resistência: ensino de ciências por meio de aula de campo na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guilherme Dérson Barbosa da Silva.pdf | 2024_art_gsilva.pdf | 144,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.