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Título: A Referenciação e os processos anáforicos no gênero Charge: contribuições para a coerência textual
Autor(es): Pereira, Marilia Mozart
Palavras-chave: Charge
Anáforas
Referenciação
Ensino
Data do documento: 22-Nov-2024
Citação: PEREIRA, M. M. (2024)
Resumo: O presente trabalho analisa expressões referenciais contidas nas charges selecionadas e como o gênero Charge constrói a coerência textual e a progressão temática do texto. A base teórica que sustenta a nossa análise é a desenvolvida por Pereira (2015) e Cavalcante (2014), sobre os estudos das anáforas, Charolles (1988), Antunes (2017) e Costa Val (2006) sobre textualidade e fatores de coerência e os demais autores necessários para a base teórica das análises. A metodologia utilizada neste trabalho é bibliográfica, descritiva e de cunho qualitativo. A relevância das análises realizadas além da contribuição teórica, também torna-se uma ferramenta para o professor de língua portuguesa para o ensino de leitura e produção textual, além de utilizar o gênero charge como ferramenta de ensino. Os resultados das análises mostram os processos referenciais, relacionando-os aos fatores de coesão e de coerência e a contribuição desses processos contidos no gênero charge.
Descrição: PEREIRA, Marilia Mozart. A Referenciação e os Processos Anáforicos no Gênero Charge: Contribuições para a Coerência Textual. 2024. 22f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7095
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