Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Valentim, Fabiana Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T18:43:23Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T18:43:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | VALENTIM, F. X. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7098 | - |
dc.description | VALENTIM, Fabiana Xavier. Brincadeiras e o ensino da Geografia: evidências colhidas no estágio supervisionado em uma turma do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Pacatuba - CE. 2024. 48f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta resultados da pesquisa realizada em uma instituição pública de ensino fundamental, localizada no bairro Pavuna, no município de Pacatuba, estado do Ceará. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a aprendizagem de conteúdos curriculares de geografia relacionados às brincadeiras vivenciadas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo por objetivos específicos discutir como a utilização de brincadeiras podem contribuir para o ensino da Geografia e avaliar como conceitos geográficos podem ser discutidos a partir do ensino com brincadeiras em uma turma do 1o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2022 a partir da componente curricular da Unilab denominada Estágio nas Series Iniciais do Ensino fundamental nos Países da Integração. O ato de ensinar requer o ser, saber e fazer, contudo, por vezes caímos no labirinto do tradicionalismo e reproduzimos práticas pedagógicas conteudistas. Com isso, a possibilidade de praticar um ensino na qual existe a viabilidade das crianças aprender brincando foi objeto de pesquisa. A metodologia utilizada para a construção da monografia foi exploratória, de caráter qualitativo, embasada em pesquisas bibliográficas, documental e o estudo de campo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o relatório de estágio, na qual contém observação participante com registro visual, plano de aula e a regência no recorte da temática. A pesquisa documental e bibliográfica auxiliou no aprofundamento teórico. Como resultado da pesquisa e da discussão bibliográfica, inferimos que é um caminho possível utilizar as brincadeiras para o ensino da geografia. Quando se tem intencionalidade, a brincadeira proporciona atividades de natureza pedagógica. A disciplina de Geografia, por sua vez, não deve ser limitado ao estudo de mapas, estados e capitais. É necessário cortar o arame que cerca o ensino da geografia de maneira conteudista e tradicional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Geografia | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | Brincadeiras e o ensino da Geografia: evidências colhidas no estágio supervisionado em uma turma do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Pacatuba - CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIANA XAVIER VALENTIM.pdf | 2024_mono_fvalentim.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.