Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Letícia Bezerra-
dc.date.accessioned2025-06-11T18:59:08Z-
dc.date.available2025-06-11T18:59:08Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationLEITE, L. B. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7100-
dc.descriptionLEITE, Letícia Bezerra. Contexto e atuação do profissional de apoio à criança com deficiência na instituição escolar. 2024. 45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como problemática qual o contexto de atuação do Profissional de Apoio em escolas no Maciço de Baturité, e tem como objetivo refletir sobre sua atuação com crianças no espectro do autismo, e dimensionar a demanda por esses profissionais nesta região. O estudo é relevante por se tratar de uma profissão recente, que foi oficialmente regulamentada somente em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, e que não tem seus contornos devidamente definidos. Como metodologia, utilizamos capítulos teóricos e questionário do Google Forms, respondido por 09 pessoas. Nos resultados, entendeu-se que os(as) Profissionais de Apoio que atuam nas escolas do Maciço de Baturité vivem uma realidade onde a criança é colocada inteiramente sob responsabilidade desse profissional, ficando excluídos os outros agentes da inclusão. Então, quando se trata de crianças no espectro do autismo, não há, de fato, uma inclusão, porque tanto esse profissional quanto essas crianças, são desvalorizados em seu ambiente escolar. Por fim, concluímos que o lugar que o Profissional de Apoio ocupa na escola é um espaço de desvalorização de seu trabalho, enquanto categoria, e a consequente dificuldade de inclusão de crianças no espectro do autismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfissional de apoiopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleContexto e atuação do profissional de apoio à criança com deficiência na instituição escolarpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA BEZERRA LEITE.pdf2024_mono_leleite.pdf817,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.