Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Bárbara Cibely Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T13:01:54Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T13:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, B. C. M. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7134 | - |
dc.description | BATISTA, Bárbara Cibely Mendes. Ciência em ação: como os laboratórios transformam o ensino de Ciências na percepção de alunos do ensino fundamental de Guaiúba, Ceará. 2024.16f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou o efeito da vivência prática em ambientes de laboratório no aprendizado de ciências entre estudantes do 7º e 9º ano do ensino básico. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem pedagógica dividida em três fases, que incluiu visitas aos laboratórios de Biologia Geral e Zoologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada em Redenção, Ceará. Os estudantes responderam a questionários antes e depois das visitas para avaliar suas impressões sobre o ambiente de laboratório e possíveis alterações em seu entendimento e interesse pela ciência. O estudo mostrou que os alunos possuíam uma percepção restrita dos laboratórios, relacionando-os apenas a cientistas e estudos. Depois de visitas práticas, sua compreensão da ciência se expandiu e os estudantes entenderam a relevância da experiência. Todos concordaram que os laboratórios escolares contribuiriam para o aprendizado de ciências, mesmo os menos interessados na matéria. É evidente que as atividades laboratoriais são fundamentais, impulsionando a demanda por investimentos em infraestrutura para aprimorar a educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Laboratório | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ciência em ação: como os laboratórios transformam o ensino de Ciências na percepção de alunos do ensino fundamental de Guaiúba, Ceará | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bárbara Cibely Mendes Batista.pdf | 2024_art_bbatista.pdf | 345,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.